Resumo do manifesto do partido comunista - karl marx e engels

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MANIFESTO COMUNISTA
BURGUESES E PROLETÁRIOS
* A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes (opressor e oprimido).
* O sistema feudal ou corporativo já não bastava e foi substituído pelo sistema de manufatura, que, por sua vez, deu lugar a indústria moderna.
* A burguesia crescia na mesma proporção que a indústria.
* “O Poder Executivo doEstado moderno não passava de um comitê para gerenciar os assuntos comuns de toda a burguesia”.
* “A burguesia substituiu a exploração velada por ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, impudente, direta e brutal”. Converteu os ideais religiosos da Idade Média em uma simples busca pelo capital.
* O padre, o médico, o advogado, todos passaram a ser meros assalariados. Até arelação familiar passou a ser uma relação de dinheiro.
* A burguesia é revolucionária. Necessita de um mercado em expansão constante.
* A burguesia influencia todo o mundo a seguir o modo de produção burguês.
* As crises comerciais (epidemia da superprodução) põem em risco a sociedade burguesa.
* A burguesia “não só forjou as armas que trazem a morte para si própria, como tambémcriou os homens que irão empunhar estas armas: a classe trabalhadora moderna, o proletariado”.
* Na mesma medida em que a burguesia se desenvolve, também o proletariado se desenvolve, pois o único meio de sobrevivência dos trabalhadores é venderem a si próprios como uma mercadoria, gerando um círculo vicioso.
* Com o avanço das máquinas e a divisão do trabalho, é exigida somente a habilidademínima dos trabalhadores, o que reduz o salário ao mínimo que uma pessoa precisa para manter-se viva.
* O proletariado até tenta se rebelar para reconquistar sua dignidade enquanto trabalhador, mas fracassa, pois a burguesia segue no controle de tudo.
* Fica cada vez mais clara a colisão entre as duas classes.
* Os trabalhadores se organizam em sindicatos para buscar um aumento desalário.
* Os proletários têm os meios de comunicação ao seu lado, facilitando muito a comunicação entre trabalhadores de lugares distantes.
* Essa união força um reconhecimento legislativo dos interesses dos trabalhadores, sendo aprovada na Inglaterra a Lei das Dez Horas.
* Há situações em que a burguesia, em meio a crises, é obrigada a pedir ajuda ao próprio proletariado, arrastando-o paradentro da arena política.
* A luta de classes, que beira sua hora decisiva, faz com que uma parte da burguesia una-se ao proletariado, principalmente ideólogos burgueses.
* De todas as classes que se opõem à burguesia, somente o proletariado é uma classe revolucionária.
* Os proletários não tem nada para assegurar e fortalecer. A missão deles é destruir todas as garantias e segurançasda propriedade individual.
* A luta do proletariado contra a burguesia é uma luta nacional. Os proletários de cada país têm de se organizarem contra sua própria burguesia.
* “A condição essencial para a existência e para o poder da classe burguesa é a formação do capital. A condição para o capital é o trabalho assalariado. [...] O que a burguesia produz, portanto, são seus próprioscoveiros. A queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”
PROLETÁRIOS E COMUNISTAS
* A única diferença entre os comunistas e os demais partidos de classes trabalhadoras é que eles defendem os interesses da classe como um todo, independente da nacionalidade.
* Os comunistas são a parcela mais avançada e resoluta dos partidos de classes trabalhadoras de todo país.
* Sua meta éa derrubada da supremacia burguesa e a transformação do proletariado em uma classe que conquiste o poder político.
* A Revolução Francesa aboliu a propriedade feudal em favor da propriedade burguesa.
* A teoria comunista se resume na abolição da propriedade privada.
* Os comunistas não querem acabar com as pequenas propriedades conquistadas dignamente pelos trabalhadores, mas com...
tracking img