Descobrinto

2883 palavras 12 páginas
SOBRE O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
CONSIDERAÇÕES

Vanderlea da Silva Nunes

Gilmar de Moraes - Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 222) – Prática do Módulo III
21/01/2013

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo investigar no livro Manifesto do Partido Comunista os motivos ali postos por Karl Marx e Friedrich Engels sobre a dominação burguesa, sua repercussão sobre os meios de produção, na modificação da sociedade e como a classe operária pode se apropriar da economia socializando os mesmos meios de produção. Apresenta também as considerações de Eric Hobsbawm, Leandro Konder e Ciro Ceccato sobre a mesma obra.

Palavras-chave: Manifesto do Partido Comunista. Karl Marx. Friedrich Engels. Eric Hobsbawm. Leandro Konder. Ciro Ceccato.

1 INTRODUÇÃO

Os primórdios do comunismo teórico têm seu início com a publicação do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels. O comunismo como movimento político engatinhava na clandestinidade e eram, em sua maioria, associações de operários que agiam secretamente. Em novembro 1847, em Londres, a Liga dos Comunistas, até então exclusivamente alemã e mais tarde internacional, promoveu o II Congresso do Movimento Operário onde Marx e Engels ficaram encarregados de produzir o programa para a Liga dos Comunistas (Marx e Engels, 2009). Nota-se que o comunismo já nasce estigmatizado quando Marx pergunta: “Qual o partido de oposição que não foi acusado de comunismo por seus adversários no poder? ”(2009, p 51) e novamente ao afirmar:” Um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo” (2009, p 51). Isso mostra que o fantasma do comunismo causava desconforto em diversos setores da classe burguesa e dominante da época, que não queriam ver sua hegemonia abalada por revoltas ideológicas, reafirmando a famosa frase de Marx e Engels: “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história das lutas

Relacionados