Resumo do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Causa dos Adolescentes
Françoise Dolto

Primeira parte: O purgatório da juventude e o segundo nascimento

Capítulo 1: O conceito da adolescência - pontos de referencia, pontos de ruptura.

Uma vez que a adolescência é caracterizada por mudanças das quais nem o próprio adolescente consegue explicar é necessário que aqueles que o rodeiam saibam também lidar com essa situação; o que ojovem precisa é sentir-se seguro, é que se abram espaço para que ele possa de alguma forma expressar o que sente, sem medo de ser questionado e/ou criticado. Ele vive uma fase de mutação essencial para o resto de seu desenvolvimento, é nessa fase que ele constrói as bases daquilo que ele será mais tarde, qualquer “trauma” que possa acontecer pode tornar-se uma cicatriz para o resto da vida;todavia, essas mudanças tão acentuadas e estranhas ao que ele estava acostumado além de inseguro o deixam frágil. Essa fragilidade pode mostrar-se por meio de agressões, físicas ou verbais, que seria uma maneira que ele encontra para proteger-se, é mais fácil desafiar antes que te desafiem. Se esse espaço que ele precisa não é aberto, a tendência a juntar-se a um grupo é ainda maior, pois andar embandos é uma característica dessa fase, justamente porque reúne vários adolescentes que vivenciam dramas parecidos, juntos eles se ajudam, encontram um lugar onde se sentem seguros para ir e vir, nessa hora, o que um adulto fala já não tem mais efeito, diferente de quando essa fala parte de membros desse grupo.
Com relação a aspectos amorosos, o jovem irá vivenciar isso pela primeira vez;deseja e ao mesmo tempo tem medo. É exatamente o risco desse primeiro amor que é sentido como a morte da infância, de uma época. Na infância inserem-se processos edipianos que levam o individuo a atrair se por um dos pais e afastar-se do outro, passado essa fase ele conserva um carinho idealizado pelos dois, entra no período chamado latência, aos 15 anos então, revelam-se as primícias de umasexualidade e antes mesmo de perceberem isso, ocorre um amor imaginário pelos “ídolos”.
A saída da adolescência ocorre quando a ansiedade dos pais já não produz mais nenhum efeito inibidor sobre o jovem. Esse fim da adolescência não pode ser visto antes dos 16 anos porque a própria sociedade não o permite, pois hoje, a passagem para a vida adulta se traduz a partir de uma independência financeira.Capítulo 2: O sonho da eterna juventude - mitos e arquétipos

Através de mitos gregos, pode se perceber, de uma maneira simbólica, que a adolescência e a morte são tão íntimas que podem ser comparadas. É com já dito no capítulo anterior, que o risco do primeiro amor representa a morte de uma época, sem que isso, entretanto, represente a garantia de um futuro. No amor jovem não há umapreocupação com a relação a dois, esse medo que ele tem não o deixa arriscar nessa relação e, ao mesmo tempo, a sociedade não aceita totalmente esse relacionamento nessa fase, justamente a época em que o adolescente encontra-se mais ansioso para amar.
Há ainda o ciúme dos adultos em relação à adolescência, por mais que tenha toda essa questão de insegurança e crises a adolescência ainda é vista comoum ideal cultural dos dias de hoje, é mais fácil ser um jovem inseguro e sem responsabilidades do que um adulto que precisa trabalhar para se sustentar e arcar com as conseqüências de seus atos.

Capítulo 3: A imagem do corpo

É na Renascença que surgem as primeiras representações da adolescência como tal.
Para Rafael, a juventude era sedutora e para Fra Angelico era mística.

Capítulo 4: Alenda dos jovens: a literatura efébica

Nas palavras de Rousseau a adolescência seria um segundo nascimento - o primeiro serviria para existir, para a espécie e o segundo, para viver, para o sexo; onde a criança não reconhece seu guia, não quer mais ser governada, “não é nem criança nem homem e não consegue assumir a conduta de nenhum dos dois.”
O próprio termo “adolescência” é...
tracking img