Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................04

Apresentação.....................................................................................05

Disposições Preliminares...................................................................06

Eutanásia: Etimologia eDefinição......................................................07

A Eutanásia Através dos Tempos......................................................09

Eutanásia e Eugenia..........................................................................12

Eutanásia e Seus Diversos Aspectos................................................14Conclusão..........................................................................................18

Referência bibliográfica......................................................................19

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará, respectivamente, sobre Eutanásia: Qual o significado e sua origem e em quais paises adotam ou já adotaram esse método.

APRESENTAÇÃO
As práticas eutanásias remontam ao próprio reino animal, quando os insetos necrófilos dão morte aosvelhos para livrá-los de sua existência infeliz.
A Bíblia traz-nos o exemplo de Saul, que pedira a morte a um amalecita.
Gregos, romanos, espartanos, germanos, sul-americanos praticaram a eutanásia.
Os índios brasileiros também tinham o costume de eliminar os velhos.
Na Idade Média, usava-se um punhal denominado "misericórdia", com o qual os soldados livravam osmortalmente feridos de sofrimentos atrozes.
Parlamentares dos países desenvolvidos cogitam legitimar a eutanásia, como o fizeram com o aborto.
O Parlamento holandês aprovou a lei que legaliza a prática da eutanásia e do suicídio assistido por médicos. A Holanda é o primeiro país a autorizar oficialmente esta intervenção médica, tradicionalmente refutada.
É necessário levar adianteum debate aprofundado, antes de se tomar qualquer iniciativa.
Este trabalho objetiva deslindar o tema em todos os principais aspectos, colocando sob apreciação o nosso modo de pensar e o de ilustres figuras de nossa terra.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O tema sobre o qual versa este trabalho é velho e muito complexo. Desde os séculos passados a polêmica já se instalara. É um temacomplexo de ordem moral, legal e religiosa. Falar em eutanásia é imprescindível cogitar-se de conceitos estreitamente ligados à mesma. Conceitos como de VIDA, MORTE, CARIDADE, PIEDADE são por si só incertos, que variando de acordo com o ponto de vista de cada pessoa. Logo, para se chegar a um estudo satisfatório torna-se necessário examinar cada um deles, objetivando alguns subsídios que nos conduzirãoà análise da eutanásia.
Nesse trabalho levantarei várias perguntas a respeito do tema, como o que é eutanásia? A origem, sua pratica, a medicina, lei penal brasileira, se é crime ou não. Estas e algumas outras questões serão examinadas neste trabalho. Abordarei neste trabalho as divergências entre os doutrinadores e seus argumentos e contra-argumentos bem como as opiniões advindas de outroscampos da ciência como a Medicina, a Psiquiatria e a Medicina Legal.
A eutanásia não é apenas questão de direito, mas, fundamentalmente, um problema da medicina, abrangendo a religião e as crenças, interessando à opinião de todos da sociedade.
Os casos de eutanásia possuem repercussão universal, noticiados tanto pela imprensa escrita e falada.
Alguns autores defendem a teseeutanásica, por acreditar que se trata de piedade humana, portanto, a sociedade ainda não acredita nessa tese.
Até que desapareçam moléstias incuráveis, a eutanásia será sempre um grande tema de estudo, provocando importantes e polêmicos debates.
EUTANÁSIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÃO
A palavra eutanásia deriva da expressão grega euthanatos, onde significa, morte. Numa definição...
tracking img