Resumo do livro manual de psicologia hospitalar - o mapa da doença

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Comente a frase: “ a Saúde é um dos bens mais caros que temos...”
Quando temos Saúde , temos autonomia sobre nosso corpo, sobre nossas vontades e somos capazes de tomar nossas próprias decisões. Ao perdermos a saúde, perdemos muito mais do que vale algum bem material, perder a estrutura , a autonomia e independência para que possamos dirigir nossa vida sozinhos, irmos onde queremos, fazermosquando queremos. Perder a saúde meche com a nossa vulnerabilidade e nos traz a dor na consciência.
2) Discorra sobre o conceito de Psicologia Hospitalar.
A Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. O adoecimento se dá quando sujeito humano, carregado de subjetividade, esbarra em um “real”, de natureza patológica, denominado“doença”, presente em seu próprio corpo, produzindo um infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família na equipe de profissionais.
3)Discorra sobre o objetivo da Psicologia Hospitalar.
O objetivo da psicologia hospitalar é a subjetividade. Compreender as particularidades e subjetividade de cada um, seja na forma de adoecer. É ajudar o sujeito a fazer a travessiada experiência do adoecimento. O psicólogo, oferece para escutar esse sujeito adoentado , falar de si, da doença, da vida ou da morte, do que pensa, do que sente, do que teme , do que deseja, do que quiser falar.
4) O que significa falar em diagnóstico em Psicologia Hospitalar?
O diagnóstico é conhecido da doença por meio de seus sintoma, enquanto na psicologia hospitalar o diagnostico é oconhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença, mas o que acontece com as pessoas relativamente á doença e ele, o nosso diagnostico não é expresso em termos de nomes de doenças, mas sim por uma descrição abrangente dos processos que influenciam e são influenciados pela doença.

5) Qual o papel do psicólogo hospitalar.

O foco da psicologiahospitalar é o aspecto psicológico em torno do adoecimento. Mas aspectos psicológicos não existem soltos no ar, e sim estão encarnados em pessoas; na pessoa do paciente, nas pessoas da família e nas pessoas da equipe profissional.
a- Junto ao paciente é reposicionar o sujeito em relação a sua doença, o psicólogo pode fazer muito pouco em relação a doença em si, mas pode fazer muito no âmbito da relaçãodo paciente com seu sintoma: esse sim é um trabalho do psicólogo.
Suprimidos os sintomas e eliminadas as causas das doenças, ainda permanecem a angustia, os traumas, as desilusões, os medos, as conseqüências reais e imaginarias, ou seja, as marcas da doença. Mas a pessoa esta enterrada no meio dessa doença, aí entra o papel do psicólogo hospitalar que trabalha com o corpo simbólico, escutar asubjetividade, consolar sempre. O psicólogo mantêm a angustia do paciente na sua frente para que ele possa falar dela, simbolizá-la, dissolvê-la.
b- junto à família: também é objeto de trabalho do psicólogo a angústia declarada da família.
c- Junto à equipe: acolher a angústia disfarçada da equipe e a angustia geralmente negada dos médicos.
O paciente quer se livrar dos sintomas, a família quersaber o prognóstico, e o médico quer fazer o diagnostico. Esse desencontro de objetivos geralmente precisa ser manejado, e a psicologia hospitalar esta implicada nessa tarefa.

6) Cite e comente algumas das manifestações psíquicas e comportamentais presentes no contexto da internação hospitalar.
As principais manifestações psíquicas e comportamentais dos pacientes e familiares dentro docontexto hospitalar são: culpa, negação, raiva, hostilidade, fantasias, fantasias mórbidas, despessoalização, frustração, isolamento, desamparo, esperança, pânico, desconfiança, ambiguidade, etc. O instinto de sobrevivência do ser humano é muito aguçado, de forma que, quando sua saúde e vida estão ameaçados, desenvolvem tais comportamentos como método de fuga, ou enfrentação da realidade adversa....
tracking img