Resumo do lingua de eulalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro “A língua de Eulália’ pág. 80 á 93

Língua voa, mão se arrasta”. A língua falada é muito mais rápida, viva e elétrica, está se mexendo o tempo todo, enquanto a escrita ainda está se acostumando com as mudanças, a falada tem vida porque é um diálogo contínuo entre os sujeitos sociais. Isso quer dizer que ela é tão viva como eu ou você e está sujeita aos processos normais pelosquais passam todos os seres vivos, palavras que se modificam.

No capitulo o autor ironiza dizendo que:
“Parece a historia da lebre e a tartaruga,” nesta expressão o que podemos entender é que a língua na oralidade sempre está à frente da língua escrita.

Redução do ditongo OU em O.

Até hoje escrevemos as palavras pouco, roupa, louro, O que acontece existem encontros vocálicos de duasvogais. Mas, no entanto na língua escrita que se escreve OU, e na língua falada é pronunciado O. Basta ligarmos a televisão ou até mesmo pararmos para escutar os que as pessoas falam no seu dia-dia, o que escutamos normalmente é poco, ropa, loro, etc...No entanto esse fenômeno ocorre tanto no PP quanto no PNP, mas apesar dessa tendência da língua, o que temos que escrever é OU em vez de O.
Essaevolução ocorreu quando a historia da língua portuguesa estava sendo formada, as palavras pronunciadas no latim como (paucu, lauru), que tinham o ditongo AU estavam passando por processo de transformação para se formar a língua portuguesa que lentamente começaram a ser pronunciadas pouco, roupa, louro, utilizando o ditongo OU é o que temos de registros da língua.
Este fenômeno aconteceu a partir daassimilação, em que o A é muito aberto e o U muito fechado, existe uma tendência da língua a tornar as duas vogais semelhantes, daí o nome assimilação.
A explicação é anatômica a vogal A e U são pronunciadas em locais bem distantes. O A é muito aberto e o U é muito fechado.
Para pronunciar o ditongo AU o movimento bucal é muito maior. O primeiro movimento é uma total abertura para produzir o Aseguindo-se de um brusco fechamento para o pronunciamento do U. Esta manobra fônica possibilitou o surgimento do fenômeno de assimilação.
Podemos notar que as vogais mais próximas do A são mais abertas do que as que são produzidas mais próximas do U e I
“... Pelo fenômeno da assimilação o U fechado tentou " puxar" o A aberto para mais perto de si. E conseguiu trazer o A até o Ô, no meio do caminho,mas muito mais perto do U".
Por esse motivo nasceu o ditongo OU

Foi desta maneira que o ditongo OU nasceu. O mesmo fenômeno de assimilação que deu origem ao seu surgimento ocasionou com a evolução da língua a sua quase extinção na língua falada.
Ocorreu o que podemos de monotongação-> dois sons que se transformam em um único som.
AU -> OU - > O

A língua falada esta sempremudando, por ser dinâmica e viva esta em constante modificação, o que estava estabelecido pela escrita ser pronunciado OU em pouco tempo passou a ser pronunciado apenas Ô. Este fenômeno acontece porque a língua escrita não tem essa mesma rapidez da língua falada apesar disso tem que escrever pouco, louro, roupa embora já não fale há algum tempo.
O português PNP está ligado a oralidade, ou seja, aforma falada, já a ortografia esta ligada a forma escrita, apesar das mudanças no PNP as regras históricas de redução do ditongo ainda são respeitada.
Essa diferença entre a língua falada e a língua escrita existe em outras línguas. Não existe nenhum sistema que consiga reproduzir a riqueza da língua falada, o que ocorre é um grau maior de aproximação da realidade. Em comparação a outras línguas oespanhol pode dizer que essa aproximação da língua falada e a escrita são muito parecidas com que se fala exemplo ropa, loro, poco. Já em francês a língua escrita para a língua falada é distante ao que se escreve AU, por exemplo, hoje se pronuncia O.
Toda língua tem duas historias a língua escrita e a língua falada, a oralidade por ser viva se distancia da primeira mais depressa, já que a...
tracking img