Giardiase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O gênero GIARDIA inclui parasitos do intestino delgado de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tendo sido, possivelmente, o primeiro protozoário intestinal humano a ser conhecido. A primeira descrição do trofozoíto tem sido atribuída a Anton Van Leeuwenhoek (1681), notando “animalúnculos móveis” em suas próprias fezes, porém foi Lambl, em 1859, que descreveu maisdetalhadamente (SOGAYAR & GUIMARÃES, 2000).

O gênero foi criado por Kunstler(1882), ao observado um flagelado presente no intestino de girinos de anfíbios-anuros. Há 15 anos aproximadamente, GIARDIA e GIARDIASE vêm sendo extensivamente estudadas, e ainda continuam sem repostas. Autores, utilizando critérios morfológicos, principalmente o aspecto do corpo mediano, colocaram pelo menos três espécies deGIARDIA: 1) Duodenalis, que infectam vários mamíferos, inclusive o homem, aves e répteis. 2) Muris, que infecta roedores, aves e répteis. 3) Agilis, que infectam anfíbios. Também recentemente outras duas espécies foram propostas: GIARDIA Psittaci e GIARDIA Ardeae, descritas em periquitos e garças azuis, respectivamente (SOGAYAR & GUIMARÃES, 2000).

Tem sido difícil diferenciarhospedeiros, sendo limitado pela zoonótico da GIARDIASE, devido à possibilidade de existência de animais que possam participar como reservatório de GIARDIA (SOGAYAR & GUIMARÃES, 2000).

Atualmente, como um dos principais parasitoses do homem, principalmente, em países em desenvolvimento, a GIARDIASE é uma das causas mais comuns de diarréia entre crianças, que em consequência da infecção podem atémesmo apresentar problemas de má nutrição e retorno do desenvolvimento. Mesmo nos países desenvolvidos a GIARDIA é o parasito intestinal mais comumente encontrado no homem (SOGAYAR & GUIMARÃES, 2000).

Apesar das medidas preventivas se resumirem á ações simples como: higiene pessoal, higiene dos alimentos e cuidados com a água, que dependeriam de orientação e saneamento básico, infelizmente aação de saúde mais amplamente difundida é o tratamento com antiparasitários específicos, como veremos no decorrer do texto, demonstrando a importância do profissional de saúde que atua de forma eficiente na prevenção das doenças e na orientação à população.

DEFINIÇÃO

GIARDÍASE é uma doença diarréica causada pelo protozoário Giardia intestinalis (mais conhecido como Giardia lamblia).Nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia (fezes gordurosas), cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis. Normalmente não há invasão da parede intestinal, porém, às vezes, os trofozoítos (parasito adulto) migram pelos condutos biliares ou pancreáticos eocasionam inflamações. Algumas infecções são assintomáticas.

Fonte: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Giardiase.htm (08/05/2011)

 

AGENTE ETIOLÓGICO

A Giardia Lamblia é o protozoário flagelado causador da Giardíase. Foi inicialmente chamado de Cercomonas intestinalis por Lambl em 1859 e renomeado como Giardia lamblia por Stiles, em 1915, em memória do Professor A.Giard, de Paris e Dr. F. Lambl, de Praga. Muitos consideram Giardia intestinalis, o nome correto para esse protozoário, porém o nome mais utilizado é Giardia Lamblia. Sua Classificação Biológica, ou Taxonomia esta na tabela abaixo:

|Reino |Protista |
|Sub-reino|Protozoa |
|Filo |Sarcomastigophora |
|Sub-filo |Mastigophora...
tracking img