Resumo do filme - o menino selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Momento: Na Selva
Uma camponesa anda a colher bagas na floresta. Ouve um barulho de arbustos a mexer. Olha e, ao ver um animal estranho, larga o cesto e foge. Esse animal estranho era um ser humano. Um menino que andava com os pés e as mãos, trepava às árvores, comia bolotas e raízes, coçava a cabeça e o corpo como os animais, tinha um olhar vago ... Entre as árvores, como elas balançando aovento, a criança era parte integrante da natureza.

2º Momento: A Caçada
A camponesa vai chamar três caçadores que vieram com cães e espingardas tentar caçar esse “ser” selvagem. Sentindo-se perseguido, o menino começa a fugir e, acossado pelos cães, sobe a uma árvore. Mas, ao pendurar-se num ramo, cai, nesse momento, um dos cães apanha-o e morde-o. Contudo o jovem selvagem conseguedefender-se. Embora com menos força e biologicamente mais mal preparado, a sua inteligência é maior o que lhe permite resolver a situação em seu favor: aperta o pescoço do cão até o matar.
A caçada prossegue. Quando os caçadores estão prestes a apanhar o menino, ele foge novamente escondendo-se num buraco no chão. O caçador acende então uma tocha com fumo que mete dentro do buraco. O menino é obrigado asair. Tenta ainda fugir mas os caçadores conseguem apanhá-lo. Tapam-no e levam-no com eles para uma Quinta.

3º Momento: Conhecimento público da descoberta da criança selvagem
O menino selvagem é entregue aos cuidados de um aldeão que o protege da curiosidade dos camponeses. Entretanto, em Paris, um médico lê uma notícia sobre este acontecimento e reconhece como seria útil examinar esta criança edeterminar o seu grau de inteligência. Itard compreende que se trata de uma situação excepcional: um adolescente privado de educação por ter vivido afastado dos indivíduos da sua espécie.

4º Momento: Ida para a prisão de Rodez
Acorrentado num palheiro, o menino tenta fugir diversas vezes. Para evitar tal facto é transferido para a prisão de Rodez. Entretanto, em Paris, a criança capturada nafloresta e conhecida como “Selvagem de Aveyron” torna-se um fenômeno de moda. A curiosidade pública é enorme. Cuvier e Sicard conseguem uma autorização do Ministério do Interior para transferirem o selvagem para Paris.
Na prisão, um guarda tenta dar-lhe banho. O selvagem revolta-se e morde-o. Só a presença e a ternura do aldeão que o havia recebido, permitem acalmá-lo.

5º Momento: Ida paraParis
O selvagem de Aveyron é levado para Paris numa carruagem, preso por uma trela. Ao atravessar um rio, os passageiros são obrigados a sair da carruagem. Nesse momento o selvagem consegue fugir para a margem do rio. Afinal o seu objectivo era apenas beber água.
Já em Paris, Truffaut mostra-nos uma conversa entre Itard e Pinel a propósito de uma notícia do jornal na qual se afirmava que o selvagemiria, aos poucos, tomar os hábitos dos homens civilizados e se deixaria maravilhar com as belezas da capital. Todos esperavam que uma educação rápida permitisse recolher informações sobre a vida passada do selvagem.

6º Momento: Exames realizados ao Menino Selvagem
O selvagem é levado ao professor Itard e ao professor Pinel que o observaram de imediato: media 1,39 m de altura, tinha pele fina,cor escura, rosto oval, olhos negros, grandes pestanas, boca média, língua normal e bem distinta, dentição normal. Os observadores calcularam que deveria ter entre 11 a 12 anos.
Sentado de costas para a porta do consultório não reage ao barulho da porta que se fecha. Tal facto parece revelar surdez. No entanto, o aldeão que dele se ocupou na aldeia afirmou tê-lo visto voltar-se quando se partiauma noz nas suas costas. Os sentidos da criança estavam invertidos: o olfacto mais desenvolvido, seguido do gosto, visão e por fim o tacto.
Tinha quatro cicatrizes no braço esquerdo, no ombro e na perna direita e umas quinze cicatrizes, arranhões e rasgões pelo resto do corpo, a maior parte devidas a mordeduras de animais. A hipótese colocada pelos médicos foi a de o selvagem deveria ter tido...
tracking img