Resenha livro "o menino selvagem"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO ARTIGO “O MENINO SELVAGEM”



































RESENHA DO ARTIGO “O MENINO SELVAGEM”




Trabalho realizado pelos alunos Igor de Campos Bertane e Mariana Alba dos Santos do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera unidade Norte para a disciplina Ciências Humanas e Sociais ministrada pelaProfessora Nilceia Gonçales.
































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 2

RESUMO DO FILME 2

ENTREVISTA COM FRANÇOIS TRUFFAUL 2

CRÍTICAS AO FILME 2

CONCEITO DE SELVAGEM 2

PROPOSIÇÕES DO PROF. ITARD PARA A EDUCAÇÃO DO MENINO SELVAGEM 2

EDUCAÇÃO, ENSINO OU INSTRUÇÃO DO MENINO SELVAGEM: ALGUNS EXEMPLOS 2

Educação 2

Ensino 2Instrução 2

CONCLUSÃO 2


















INTRODUÇÃO

No ano me 1800 um menino de aproximadamente 12 anos de idade foi encontrado em uma floresta no sul da França, estava sozinho, sem roupas, andava de quatro e não falava uma só palavra, aparentemente foi abandonado quando teria três ou quatro anos, o menino a quem deram o nome de Victor, foi levado a Paris onde ficou aoscuidados de Itard. Durante cinco anos Dr. Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano. Pouco progresso foi conseguido não era mais um menino selvagem de quando fora encontrado, porém tão pouco se tornou propriamente “humano”.

Para possuirmos uma conduta verdadeiramente humana não basta que sejamos homens no sentido físico e biológico do termo. A convivência emsociedade nos ensina a linguagem, a conduta e aos costumes efetivamente humanos, mesmo as características biológicas de Victor não se desenvolveu de forma semelhante a um indivíduo inserido em uma sociedade humana, pois o ser humanos se completa na própria sociedade, a cultura é a verdadeira responsável pela nossa natureza. A vida em sociedade é uma das tarefas mais importantes que se apresentaem nossa condição humana, e o desenvolvimento do homem como um ser social apenas se estabelece na vida em sociedade.
























RESUMO DO FILME

Criado pelo cineasta Francês François Truffau, “menino selvagem” foi gravado no ano de 1969 e teve sua estreia em 1970 em Paris com a duração de 86 minutos conta à história de um fato verídico sobre a vida de ummenino conhecido como “menino selvagem”, que fora encontrado em uma floresta se comportando como um animal, sem roupas, sem o desenvolvimento da fala e andando sobre os pés e mãos.

Assim que descoberto, foi capturado, e logo com a repercussão foi transferido para Paris onde dois professores e médicos, Pinel e Itard realizam uma serie de estudos para descobrir as características e a possível“deficiência” do menino. Depois de feito os estudos descobrem que teria uma idade de mais ou menos doze anos, e que fora abandonado quando tinha cerca de três ou quatro anos, pois antes disso não teria conseguido sobreviver por si só. Teria desenvolvido muito bem o olfato, porém desconfiam que ele seja surdo, pois não reagia a certos tipos de som, como por exemplo, uma porta batendo quando está decostas.

Os médicos resolvem então colocar o menino, em um colégio de surdos mudos, porém lá ele é maltratado pelas outras crianças e resolvem então tirara-lo de lá. Pinel via o menino como caso perdido e sugere que coloque-o em uma escola de deficientes mentais, já Itard tinha esperança, desde o princípio já via o menino como um possível estudo, dizia que o menino regia daquele forma pois teve oazar de passar seis ou sete anos em isolamento total, e como resultado inevitável, ele se comportava como tal.

Itard consegue então uma autorização e o leva para sua casa ao seu cuidado, onde sua governanta Mme Guérin recebeia uma pensão e ajudava a cuidar do menino que logo o recebe com grande ternura cortando suas unhas, cabelos e colocando-lhe roupas, sempre o enchendo de palavras boas como...
tracking img