O MENINO DE AVEILON

1423 palavras 6 páginas
Resenha sobre o Filme "O menino selvagem" de François Truffaut.

Em cumprimento a disciplina de Introdução a Sociologia

Aluno: João Cesar Figueiredo

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em tratar sobre o filme do Menino Selvagema à luz da Sociologia e da Palavra de Deus, buscando traçar paralelos dos acontecimentos sociológicos e eclesiásticos, tirando conclusões do que ocorre em nosso quotidiano.
Qual o mundo do “Menino Selvagem”? Qual o mundo das pessoas que estão a nossa volta? Quantas pessoas tem a perspectiva de construir um futuro? Quantas pessoas tem a oportunidade de conhecer o amor de Deus?
Nisso então inserimos uma pergunta: Que paralelo podemos fazer sobre o filme e a vida real, nossa sociedade e nossas igrejas?

Rejeição

Creio que uma das maiores barreiras em nossos dias é a rejeição pelo diferente e pelo adverso.
Quando assistimos o filme “O Menino Selvagem”, verificamos que as pessoas ficavam apreensivas ao observarem que aquela criança não tinha nenhum traço de civilização, agia como um animal selvagem.
Essas mesmas pessoas não conseguiam raciocinar em cima deste contexto, pois o menino selvagem exibia uma forma comportamental diferenciada advinda da situação em que se encontrava, ou seja, desde muito jovem teve que sobreviver aos perigos da selva, vivendo como um animal.
Se introduzirmos esta “película” na vida real podemos verificar que as pessoas fazem essa rejeição ao diferente, a tudo aquilo que não está de acordo com um padrão natural, fazendo com que aqueles que são diferentes, sejam negligenciados.
Em nossas igrejas isso se torna assustador! Um lugar onde as pessoas deveriam se colocar a disposição de levar o Cristo vivo as pessoas, não o fazem em virtude do medo do relacionamento com o diferente. Qual o exemplo que Cristo nos submeteu? Com quem Ele passava os seus dias? Com quem Ele comia?

Relacionados