Resenha do filme o menino selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO E SÍNTESE DO FILME O MENINO SELVAGEM

DE ACORDO COM AS AULAS MINISTADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PELA PROFESSORA MARISA, EDUCAÇÃO É UMA PALAVRA QUE VEM DO LATIM, educare, QUESIGNIFICA EDUZIR, OU SEJA UM PROCESSO DE ENDOCULTURAÇÃO QUE VARIA DE ACORDO COM A CULTURA E MUDANÇAS HISTÓRICAS.
CULTURA É UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO E ENGLOBAM OS VALORES, SISTEMAS DEHABITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, DANÇA, PRODUÇÃO ARTÍSTICA ENTRE OUTROS.
O SER HUMANO SÓ TORNA-SE HUMANIZADO A PARTIR DO CONTATO E INTERIORIZAÇÃO DE UMA CULTURA.
O HOMEM É UMANIMAL SUPERORGANICO, OU SEJA, CAPAZ DE PRODUZIR VARIAS CULTURAS PARA SE ADAPTAR, MUDAR OS AMBIENTES, SOBREVIVER.
TANTO A CULTURA COMO A EDUCAÇÃO SÃO RELEVANTES PROCESSOS DESUBJETIVAÇÃO.
Para Hegel, a sujetividade é o ser-consigo-mesmo, o sujeito “Em tudo aquilo que constitui seu ser-em-si e para-si em suas disposições naturais, suas capacidades, no sentir, oquerer, o pensar, na nostalgia, o amor, o sofrimento e a fé”(Ritter, 1986: 38)
A SUBJETIVIDADE DIFERE-SE DA INDIVIDUALIDADE, POIS É ALGO DIVIDIDO, ENQUANTO O INDIVÍDUO É ALGO ÚNICO.PODEMOS COMPREENDER MELHOR O PROCESSO DE SUBJETIVIDADE COM O FILME: O MENINO SELVAGEM.
O FILME RETRATA A HISTÓRIA DE UM GAROTO DEIXADO A PRÓPRIA SORTE NA SELVA, ENCONTRADO COM HABITOSSELVAGENS POR PESSOAS QUE ALI PASSAVAM.
UM MÉDICO NEUROLOGISTA ADOTOU-O E COMEÇOU A ESTUDAR SEUS HÁBITOS E ENSINA-LO A CULTURA DO HOMEM CIVILIZADO.
PASSADO ALGUM TEMPO O GAROTODEMOSNTROU QUE JÁ HAVIA APRENDIDO HÁBITOS DA CULTURA HUMANA, RECONHECIA SONS, COMIA SOZINHO, VESTIA-SE, APONTAVA OBJETOS DE SEU DESEJO.
CONCLUIMOS ASSIM QUE O SER HUMANO NASCE COM UMANATUREZA BIOLÓGICA MUITO COMPLEXA E DEPENDENTE, IMPORTANDO A IDADE, MESMO QUE DEIXADO EM CONDIÇÕES EXTREMAS COMO É O CASO DO GAROTO SELVAGEM, EM CONTATO COM A CULTURA ELE SE HUMANIZA.
tracking img