Resumo do filme de porta em porta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO FILME: FREUD ALEM DA ALMA

O filme é iniciado em uma clinica onde o professor de Freud junto com os demais alunos mostra que uma paciente que esta internada, não sofre de nenhum problema psíquico, pois seu problema era a histeria, que era considerada uma doença feminina, vinda do útero, a qual não trazia nenhum problema no cérebro da paciente, levando os médicos a acreditarem queas mulheres da época a desenvolviam tentando livra-se de suas obrigações.
As mulheres que tinham histeria desenvolviam paralisia nas pernas e ficavam cegas, o professor por descordar disso faz um teste com a paciente, falando que: uma pessoa ao ter as pernas paralisadas, não ficava com as pernas tão eretas como a paciente estava, depois de acender um fósforo próximo dos olhos da paciente, aspupilas retraíram-se o que segundo ele era impossível para uma pessoa que se dizia cega.
Desde o inicio Fred se interessava por pessoas acometidas de problemas nervosos e achava que isso não era uma doença vinda do útero, mas sim um problema psíquico desenvolvido por traumas. Ao descobrir a hipnose e seu método para solucionar problemas nervosos, ele consegue uma bolsa de estudos e vai para Paris,onde conhece Jean Charcot que trabalha coma hipnose para trabalhar a histeria.
Freud volta para Viena em 1886, e passa a utilizar a hipnose para curar seus pacientes dos distúrbios nervosos. Depois estabeleceu contato com o Dr. Breuer, que também acreditava no poder da hipnose, e juntos começaram a tratar de pacientes e a se aprofundarem mais ainda nos estudos da hipnose.
Um dos primeiros casosfoi o de uma paciente de Breuer que tinha os sintomas da paralisia muscular, inibições e dificuldade de pensamento, que originara porque ela cuidava do pai em estado terminal, e nesse período ela tinha o desejo de não estar ali cuidando dele, mas de sair e se divertir igual ela vai as outras pessoas fazerem, ou seja, em certa parte ela desejava a morte do pai , e se punia por pensar nisso, o queacabou pro reprimir seus sentimentos e torná-los em seus sintomas de histeria.
Após estar sobre efeito da hipnose, aos poucos relatava os momentos vividos enquanto seu pai ainda estava doente e seus sintomas desapareciam, isso acontecia devido ao paciente lembrar dos episódios liberando tudo o que sentia.
Um outro caso em que aparece no filme é o caso de Cecily, que Breuer andava praticando ahipnose. Breuer leva então Freud para conhecer Cecily, que em um de seus delírios recusava-se a beber água, alegando que água estava impura Breuer hipnotiza a paciente e ela lembra-se do fato de ver o cachorro beber água em sua chicara o que a deixava barrada ao beber a água.
Cecily havia desenvolvido os sintomas de histeria após a morte do pai, a quem ela tinha um amor muito grande. Freud começa afazer algumas sessões com ela e descobre que o pai de Cecily não morreu no hospital como ela argumentava mas sim em um bordel, traindo sua mãe, mas após descobrir Cecily não havia melhorado, o que significa que existia outros fatos que haviam traumatizado ela. Em uma das outras sessões de hipnose, ela disse que seu pai um dia havia prometido levá-la para sair, mas chegou em casa atrasado e falouque não daria para eles saírem, e em seguida saiu sozinho, Cecily seguiu seu pai e ele estava indo par um bordel, ele entra no bordel e ela seguindo-o sem que ele perceba, também entra no bordel, seu pai escolheu uma de muitas meretrizes, a qual havia sido sua amiga de infância.
E assim se encaminhou, Freud ia descobrindo cada vez mais sobre Cecily até que um dia Breuer decide viajar e deixarCecily realmente nas mãos de Freud o Dr. Breuer despediu-se da paciente e foi embora, mas antes que ele embarcasse, ele é informado que Cecily esta tendo um surto, no qual ela pensava estar dando a luz a uma criança que na realidade era uma boneca. Breuer volta para a casa de Cecily, ao hipnotsala ele consegue tirá-la da situação em que estava, logo depois vai viajar e a deixa aos cuidados do Dr....
tracking img