LIVRO I

Objeto do primeiro livro

O homem nasceu livre, no entanto, por todo lado existem regras a serem seguidas. Rousseau propõe-se a descobrir como surgiram essas regras.
Um povo éobrigado a obedecer à coerção da ordem social e é certo questioná-la quando necessário. Contudo, a ordem social é um direito fundado em convenção que fundamentam todos os não vindos da natureza.

Dasprimeiras sociedades

Umas das sociedades mais antigas é a família e também a única natural. A liberdade é uma conseqüência natural e quando desfeitos os laços da família, cada um volta ao estadode independência. A família é o primeiro modelo de sociedade política.
Aristóteles afirma que alguns homens nascem para governar e outros nascem para serem escravos. Rousseau concorda com isso,porém fala que é uma idéia que toma o efeito pela causa. Os homens nascendo escravos perdem o desejo de se libertar.


Do direito do mais forte


O mais forte não é necessariamente osenhor, o mais forte deve converter a força em direito e o dever em obediência. A força não produz direito e só se deve obedecer à legítima autoridade.


Da escravidão


Se um homemnão tem autoridade natural sobre o outro e se a força não produz direito, sobram as convenções como alicerce da autoridade legítima entre os homens.
Grócio diz alienar é vender sua liberdadeem troca da tranqüilidade civil, ou seja, vende-se a liberdade para subsistir. Renunciar a liberdade é renunciar a qualidade de um homem, tal renúncia é incompatível com a natureza humana.
A guerraorigina o direito de escravizar, o vencido abre mão de sua liberdade para não ser morto. A guerra não é resultado das relações entre homens e sim da relação entre Estado e Estado, os homens não sãonaturalmente inimigos.
Ao que diz do direito de conquista, a lei do mais forte é o que se legitima. Os vencedores não têm o direito de matar os vencidos, portanto não se pode escravizar. Um escravo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Resumo "do contrato social" - rousseau. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Contrato-Social-Rousseau/148332.html

MLA

"Resumo "do contrato social" - rousseau" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Contrato-Social-Rousseau/148332.html>.

MLA 7

"Resumo "do contrato social" - rousseau." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Contrato-Social-Rousseau/148332.html>.

CHICAGO

"Resumo "do contrato social" - rousseau." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Contrato-Social-Rousseau/148332.html.