No livro I Do contrato social, Rousseau submete-se a examinar as principais questões da vida políticas. Sua principal questão encontra-se no primeiro capítulo deste livro “O homem nasce livre, e portoda parte encontra-se acorrentado”. Neste sentido, Rousseau inicia questionando o que leva os homens a viverem sob tais grilhões, e por qual motivo os homens abandonaram o estado de natureza, uma vezque nascem livres.
No primeiro capitulo deste livro o autor menciona o assunto no qual será abordado no livro, que é o direito de vida ou morte e a escravidão. Rousseau questiona por que o homemnasce livre e se deixa torna-se escravo. Como se dá essa transformação?
Rousseau discorre sobre o poder do mais forte. O mais forte não será sempre forte para manter o poder, se não transformar suaforça em direito e a obediência em dever. Rousseau encontra a falha da questão, tendo em vista que o comum seria o senhor ter o direito de governar, e os súditos o dever de obedecer. Mas, que direito seráesse, que parece quando cessa a força? Quando se cessa a força a obediência também cessa. Assim, Rousseau afirma que é o indivíduo obrigado a obedecer à legítima autoridade.
Se a força não produznenhum direito, restam então as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens. Neste sentido, Rousseau reflete a afirmação de Groutis de que um povo pode alienar a sua liberdade etorna-se escravo de um rei em troca de subsistência ou tranquilidade civil. Dizer que um homem se dá gratuitamente, é uma afirmação absurda, pois um rei não propiciaria a subsistência de seus súditos, eleapenas tira deles a sua.
Renunciar a liberdade é renunciar à qualidade de homem. Não existe compensação possível para quem renuncia a tudo, a escravidão não pode ser legítima, pelo menos não parauma sociedade inteira, seria supor uma nação de loucos. Mesmo que cada indivíduo alienar-se a si mesmo, não poderia fazer o mesmo com seus filhos, pois eles nascem homens livres, somente eles tem... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo de livro i do contrato social de rousseau. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Livro-i-Do-Contrato/114811.html

MLA

"Resumo de livro i do contrato social de rousseau" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Livro-i-Do-Contrato/114811.html>.

MLA 7

"Resumo de livro i do contrato social de rousseau." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Livro-i-Do-Contrato/114811.html>.

CHICAGO

"Resumo de livro i do contrato social de rousseau." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Livro-i-Do-Contrato/114811.html.