Resumo do cap 1 da plt 202

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NAGOCIAÇÃO

1.1 A origem da teoria dos sistemas no campo da administração
As teorias administrativas abordadas pelos pesquisadores clássicos e humanistas foram amplamente criticadas por ignorarem o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo. Em resposta a essa crítica, os estudiosos da administração, aproximadamenteem 1950, voltaram-se para os detalhes da organização para tentar entende-la como um sistema total. Esses esforços eram baseados em uma abordagem científica chamada teoria dos sistemas(TS).
Apesar de Chester Barnard ter proposto a idéia de organização como um sistema aberto em 1930, a aceitação ampla desse conceito só se consolidou anos depois. Fazendo-se uma análise retrospectiva da teoria daadministração, pode-se encontrar referências à idéia de sistemas, embora eventualmente primárias, em obras de pesquisadores renomados nesse campo.
No entanto, a perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Imbuído dessa filosofia, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy lançou, em 1937, asbases da teoria dos sistemas(TS) decorrente do seu estudo sobre metabolismo, o crescimento e a biofísica do organismo.
Nos anos 1930, Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de forma muito fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística. Para ele, a tecnologia e a sociedade tinham se tornado tão complexas que as soluções tradicionais não maisconseguiriam ter êxito. E nesse cenário, tornava-se fundamental considerar uma abordagem sistêmica para melhores resultados. Isso o levou a formular duas ideias centrais:
1. A importância da interdependência das partes.
2. A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa
Em seu livro, Bertalanffy apresenta os pressupostos e as orientações básicas de sua teoria:
* Há umatendência geral no sentido da integração das várias ciências naturais e sociais.
* Essa integração parece centralizar-se em uma teoria geral dos sistemas.
* Essa teoria pode ser um importante meio para alcançar uma teoria exata nos campos não físicos da ciência.
* Essa teoria aproxima-nos da meta da unidade da ciência, desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente ouniverso das ciências individuais.
* Essa teoria pode conduzir a uma integração muito necessária na educação cientifica.
As ideias de Bertalanffy, logo atraíram a atenção de vários profissionais e pesquisadores de diversas áreas e especialidades. O economista Boulding, particularmente teve uma especial contribuição na criação e consolidação da TGS. Em um artigo publicado em 1956, Boulding expõesua ideia: a TGS é vista como uma fusão das construções generalizadas mais elevadas da matemática pura, logica formal e das teorias especificas das diferentes disciplinas especializadas do mundo empírico.
Bertalanffy conduziu seus estudos de sistemas gerais pensando no metabolismo, por estados estáveis, no crescimento e em sistemas abertos, conduziu-os também por meio de conceitos encontrados naquímica-física, cinemática e termodinâmica, e a TGS começou a se desenvolver. Para ele a TGS não deveria buscar solucionar problemas, mas produzir teorias que pudessem ser aplicadas na realidade em que vivemos. A TGS permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, possibilitando a inter-relação e a integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferente.Nos anos 1960, a TGS foi amplamente reconhecida na administração e sua difusão foi resultado da necessidade de síntese e de integração das teorias precedentes.
A abordagem sistêmica define a empresa como um sistema composto por um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizada de maneira a produzir um todo unificado.
Para Churchman, que desenvolveu a aplicação dos...
tracking img