Resumo de sociologia i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE SOCIOLOGIA-I



São três os principais pensadores clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber.
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da Sociologia, Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada( da ordem) para conseguir o progresso. Seu pensamento positivista, corrente com grandeexpressão no século XIX.
Sociologia é produto da crise instaurada nas Revoluções Industrial e Francesa no séc. XVIII, é chamada de ciência da crise, isto é, surge a partir das transformações ocorridas a partir das Revoluções. É o estudo sistemático do comportamento humano; estudo das interações sociais.
Processo de construção da sociologia: Formação, sitematização e consolidação.
Formação -durante o período das Revoluções Industrial e Francesa do séc. XVIII, surge as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma científica.
Sistematização - ocorre o nascimento da sociologia e as obras clássicas são produzidas.
Consolidação - a fase da ciência científica institucionalizada por DURKHEIM,WEBER, MARX e ENGELS. No séc. XX passa a ser disciplina na faculdade.Sociologia no Brasil
A fase de consolidação ocorre no séc. XX, quando as bases são aplicadas e desenvolvidas, sendo institucionalizada e reconhecida como ciência. O Brasil importa da Europa o modelo positivista, que torna-se principal inspiração ideológica do republicanismo. A bandeira do Brasil foi inspirada no positivismo (Ordem e Progresso).
Positivismo ortodoxo - Tem como base a Religião dahumanidade.
Positivismo Heterodoxo- se aproxima dos estudos de Comte, ele criou a sociologia para reorganizar a sociedade.
Auguste Comte
Considerado o pai da sociologia. Cria o positivismo, pretendia por meio da ciência realizar uma reforma social.
Seu método baseia-se na observação , afastando-se da teologia e da metafísica.
Três temas básicos do positivismo.
1) Filosofia da históriaTeológica - é a forma de se pensar que se refere a deuses. Sociedade governada por forças sobrenaturais
Metafísica - é marcada pela busca da natureza dos fenômenos, da força essencial que os governa. Transição entre a teologia e a positividade.
Positiva - Procura entender o porquê das coisas, deixa de usar a imaginação e a argumentação para usar a observação científica.
Karl Marx (1818-1883) foi umintelectual e revolucionário, fundador da dialética marxista (doutrina comunista moderna), atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e revolucionou a sociologia.
Para Marx a sociedade está dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm os meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem aos patrões(capitalistas). Os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, tendo como resultado final uma sociedade dividida em classes, dando origem à luta de classes.
Marx defendeu o comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na ideia de uma sociedade i socialista.
Émile Durkheim (1858-1917) foi ofundador da escola francesa de Sociologia, positivista funcionalista, lutou para fazer da Sociologia uma disciplina científica. Durkheim entendia que os mecanismo de coersão e de imposição são fundamentais para a preservação da ordem e dos fatos sociais. Pregava uma objetividade e um distanciamento do fato social. O todo predomina sobre as partes, o coletivo predomina sobre o indivíduo.
As partes(fatos sociais) existem em função do todo(a sociedade) os indivíduos agem de acordo com o coletivo.
Pai da sociologia moderna.
Fatos sociais; são maneiras de agir, pensar, sentir que podem provocar uma coersão sobre os indivíduos de uma sociedade.
O objeto da sociologia são os fatos sociais.
É externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade.
Características de fatos sociais...
tracking img