Amendoin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Clima e Solo
Dentre os muitos fatores que influem na produção do amendoim, destacam-se como os mais importantes o clima e o solo. Muitas regiões do Brasil apresentam condições tão boas que podem ser obtidas duas colheitas por ano.
O amendoim se desenvolve bem nos climas quentes. Os Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e 'Paraná têm climas propícios à cultura, já que possuem calor eumidade suficientes. Para um bom rendimento e boa qualidade o amendoim requer, durante o seu desenvolvimento, temperatura constante, um pouco elevada, e suprimento uniforme de umidade, principalmente no período de frutificação. Na época da colheita e da secagem é necessário que o tempo esteja seco para evitar a germinação das sementes.
Além do clima, o solo constitui um fator importante para estacultura. O amendoim pode ser cultivado com êxito em quase todos os tipos do solo, desde que férteis. Todavia, o mais apropriado é o leve, de boa fertilidade, bem drenado, que não encharca com as chuvas. Em terras desse tipo, o ginóforo (ou esporão, como dizem os lavradores de São Paulo), que nada mais é do que o prolongamento do ovário da planta com o fruto penetra facilmente chão e as vagens sedesenvolvem normalmente.
A terra arenosa é a mais indicada para esta cultura e no Brasil este tipo de solo se encontra em mais de 80% das culturas. Nas zonas onde predominam a terra roxa misturada ou a terra roxa o amendoim é plantado em menor escala, embora tais tipos sejam apropriados. Nas regiões de solo massapé planta-se muito pouco amendoim, já que é menos recomendado para essa cultura. Trata-sede solo pesado, prejudicando a produção devido ao fato de que a penetração dos esporões e o arrancamento dos frutos se tornam difíceis.
1.1 - Preparo do solo
As muitas dificuldades ainda existentes para que o lavrador possa fazer um bom preparo do solo antes do plantio leva à improvisação que nem sempre dá bons resultados. Novas técnicas de exploração agrícola são elementos promissorespara futuro breve.
Na cultura do amendoim, dentre as diferentes práticas, destaca-se, pela sua importância, o preparo do solo que, se bem feito, facilitará também outras medidas exigidas pela cultura. A terra dura opõe resistência à penetração das raízes que são finas e volumosas, impedindo uma absorção perfeita dos fertilizantes. Também a capacidade de armazenamento de água fica bastante reduzida.As lavras superficiais e sem cuidado podem causar a ruína da cultura. Uma terra mal trabalhada, embora bem adubada o com sarnentos de boa qualidade, não produzirá o máximo de sua capacidade e o pouco que der sairá muito caro.
Geralmente, uma só aração é insuficiente, sendo necessárias duas, pelo menos. Uma delas pode ser efetuada no fim das chuvas, em maio mais ou menos; e a outra cerca detrinta dias antes do plantio.
É importante na lavra a profundidade a ser atingida pelo bico do arado.
Só a aração não completa o bom preparo da terra. Outros trabalhos são indispensáveis como a gradeação, para não deixar torrões, e a boa pulverização do solo. Isso, realizado em época oportuna, destrói, as ervas daninhas que surgem após a lavra, permitindo também os trabalhos mecânicos futuros deriscamento, semeação e cobertura das sementes. Um detalhe dispensável, mas de grande efeito, é a passagem de um rolo compressor no terreno depois da gradeação e antes do riscamento. Com isso, o solo ficará mais úmido, o que posteriormente fará com que as raízes após a germinação se fixem e consigam elementos para a subsistência da nova planta.
Mas não é apenas o solo bem lavrado que assegura aoagricultor uma boa colheita, do ponto de vista econômico.
Para se conseguir êxito total na cultura é preciso saber se o solo contém elementos minerais suficientes para alimentar normalmente a planta. Uma análise da terra poderá revelar a sua riqueza em elementos químicos essenciais à vida vegetal. Para isso o agricultor efetuará análise da terra que informará qual a sua porcentagem em elementos...
tracking img