Furtos infantis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Furtos Infantis: Uma análise no contexto escolar

Claudete Corrêa1
Franciele Camargo Kurtz2
Silvana Cesca Salvan3
Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

-------------------------------------------------

RESUMO
O conceito de furto só começa a ser incorporado à criança, após a aquisição de um desenvolvimento suficiente do conceito de propriedade de si e do outro, além doconceito de bem e mal, com todas as suas consequências morais e sócios culturais. Na infância, o furto não tem o mesmo significado que o furto dos adultos. Nos adultos há intenção criminosa, já nas crianças ainda não tem noção de seus atos, por isso ha ausência de culpa. Abordaremos quais os motivos que levam as crianças a praticar furtos. Nas primeiras vezes que as crianças furtam, as justificativas sãomais simples. Mas quando acontece com frequência é inevitável que os pais fiquem angustiados, pelo fato de que os pais não sabem o que levou a criança a praticar tal ato, qual a sua dimensão, a quanto tempo isso acontece e o seu significado. Diante dos furtos infantis, os adultos, muitas vezes, assumem atitudes opostas, indiferença diante do fato ou repressão exagerada.-------------------------------------------------
Palavras chaves: criança, furto, escola.
1 Acadêmica da 3ª fase do curso de Psicologia
2 Acadêmica da 3ª fase do curso de Psicologia
3 Acadêmica da 3ª fase do curso de Psicologia

INTRODUÇÃO
Segundo Barros (2002) de acordo com os dicionários, há diferença entre furtar e roubar. Furtar é apoderar-se de coisas alheias, às escondidas, sem usar violência. Roubar éapoderar-se de coisas alheias, com ameaças ou violência.
No contexto escolar, podemos encontrar crianças que se apropriam de objetos alheios. De acordo com alguns estudiosos, não seria adequado chamar esse comportamento de furto nem de roubo. Na infância, os furtos não têm o mesmo significado que o furto dos adultos (Barros 2002).
Nesta fase do pré-operatório (4 a 6 anos), a criança não se senteculpada por se apoderar de objetos alheios, que não lhe pertence, também não tem noção de propriedade, ou seja, o que são coisas suas e o que são coisas alheias, pois nesta fase as crianças tendem a ser egocêntricas e egoístas e somente com o convívio social seu egoísmo poderá diminuir gradativamente(quando a criança entra na fase operatório concreto, dos 6 aos 10 anos), aprendendo a repartir,doar, e compartilhar com os colegas, internalizando as regras sociais, noções de certo ou errado, estes valores vão sendo adquiridos no ambiente familiar com os pais ou responsável e na escola, sendo influenciada pelas pessoas com qual ela convive(Barros 2002).
Os educadores segundo Barros(2002) estão procurando interpretar estes comportamentos infantil baseando-se em explicações psicológicas. Osfurtos infantis são reconhecidos pelos psicólogos e educadores como uma tentativa de compensar uma situação de desajustamento. Os furtos infantis pode representar para a criança uma compensação por um afeto perdido ou que não foi alcançado.

CAUSAS
Estudos de casos mostram as principais causas do comportamento antissocial relacionado a furtos infantis praticados por escolares:
Furtos comreação de sentimentos de inferioridade, abandono moral, condições ambientais desajustadas, famílias de pais separados, famílias conflituosas, são condições que podem levar a criança a praticar furtos. O furto pode estar relacionado como consequência de emoções recalcadas como invejas, despeito, desejo de vingança, falta de afetividade, entre outros. Furtos como jogo ou por imitação, ligados aodesejo de aventura. A criança deseja algo diferente, estimulante e que lhe cause desafios Há também os furtos patológicos, ou seja, causados por doenças. (Barros 2002).
Foi observado o comportamento de crianças da primeira e da segunda categoria de furtos, no qual tinha sido abandonada por carência afetiva, família desajustadas, estas crianças procuravam nos furtos uma compensação, ou estavam...
tracking img