Resumo de polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Polímeros que possuem mais do que um átomo ou grupo de átomos later as ligados à cadeia principal, a regularidade e a simetria do arranjo, podem influenciar as propriedades do material. Umarranjo específico é possível quando os grupos laterais R, se ligam a átomos de carbono alternados. Esse arranjo é denominado “cabeça-a-cauda” onde na maioria dos polímeros essa configuração épredominante, onde o isomerismo também pode ser encontrado e possui duas subclasses sendo:
Estereoisomerismo: Representa uma situação em que os átomos da cadeia estão ligados uns aos outros na mesma ordem“cabeça-a-cauda” porém seus arranjos espaciais são diferentes. Para se converter isostático para sindiostático, é necessário que as ligações sejam rompidas, e após a rotação apropriada, elas devemser refeitas.
Isomerismo Geométrico: São possíveis dentro das unidades mero que possuem uma dupla ligação entre átomos de carbono na cadeia principal. A conversão de uma estrutura trans em umaestrutura cis, e vice-versa, não é possível através de uma simples rotação das ligações na cadeia principal, uma vez que a ligação dupla na cadeia principal é extremamente rígida.
O grau de cristalinidadepode varias desde completamente amorfo até quase totalmente cristalino, a densidade de um polímero cristalino será maior do que a de um polímero amorfo. O grau de cristalinidade de um polímero dependeda taxa de resfriamento durante o processo de solidificação, assim como da configuração da cadeia, a química molecular, assim como a configuração da cadeia, também influencia a habilidade que umpolímero tem para cristalizar. No caso dos polímeros lineares, a cristalização, é obtida com facilidade, pois virtualmente não existem restrições que previnam o alinhamento das cadeias. Os copolímeros,quanto maior a irregularidade e quanto maior a aleatoriedade dos arranjos das unidades mero, maior será a tendência para o desenvolvimento de um material não-cristalino.

Cristais de Polímeros: Um...
tracking img