Resumo de polimeros 1.4 - insa 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12Polímeros obtidos por reação de adição 1,4
As borrachas em geral - tanto as naturais como as sintéticas – são denominados elastômeros (polímeros que possuem alta elasticidade) e são formadas pela autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados.
Esse tipo de reação pode ser representado pelo seguinte esquema de Lewis:

em que cada "bolinha" representa um elétron, e duas "bolinhas"alinhadas representam um par de elétrons compartilhados (ligação covalente).
Borracha natural ou poliisopreno
É obtida a partir do metilbut-1,3-dieno, conhecido como isopreno. A borracha natural, também denominada cauchu (do idioma indígena caa, madeira, e o-chu, que chora), pode ser extraída da seringueira Hevea brasiliensis.
Reação de obtenção: (feita sob pressão, aquecimento e na presençade catalisador).

Propriedades: Após a vulcanização, a borracha natural apresenta grande elasticidade, baixa histerese (quando a resposta de um sistema a uma solicitação externa sofre algum tipo de atraso ou atenuação) e baixa deformação permanente.
Aplicações: Preservativos (camisinhas), luvas cirúrgicas, balões de aniversário, bicos de mamadeira, bicos de chupeta, elásticos, borrachasescolares e pneus de grande porte (como os de trator).
Borracha sintética, polibutadieno
A borracha sintética pode ser obtida a partir do acetileno, CzHZ(gd),e acordo com as seguintes etapas .
•:. Dimerização do acetileno: duas moléculas de acetileno associam-se para formar o vinilacetileno.

.:. Reação do vinilacetileno com gás hidrogênio, produzindo o monômero but-I ,3-dieno (eritreno).

Omonômero que dá origem ao polibutadieno é o but -1,3-dieno (BR).
Reação de obtenção do polímero

Propriedades: Semelhantes às da borracha natural quando vulcanizada. Baixa histerese, maior resistência à abrasão e menor recuperação elástica que a borracha natural.
Aplicações: São as mesmas que as da borracha natural, exceto quando é necessária maior elasticidade, em aplicações do tipo "goma pura".Polineopreno
O monômero que dá origem ao polineopreno é o 2-clorobut-1,3-dieno, conhecido como cloropreno. A reação também pode partir da dimerização do acetileno; a diferença é a adição de cloreto de hidrogênio, HG(g),ao vinilacetileno. A polimerização é feita na presença de uma emulsão de peroxodissulfato de potássio, KzSzOs(col.).
Reação de obtenção:

Propriedades: É viscoso, mas não épegajoso. Quando vulcanizado, é mais resistente ao calor, aos óleos minerais e ao ozônio que a borracha natural. Apresenta baixa inflamabilidade. É sensível a radiações de alta energia, que causam a formação de ligações cruzadas e o enrijecem. Adere a metais.
Aplicações: Artefatos expostos à água do mar, cobertura de cabos submarinos, correias transportadoras, roupas, luvas e revestimentosindustriais, mangueiras e adesivos. Não é fabricado no Brasil.
Vulcanização da Borracha
As borrachas obtidas pelos processos descritos - denominadas borrachas cruas - possuem características que restringem seu uso industrial, como baixa resistência ao calor e à variação de temperatura (tornando-se moles e pegajosas no verão, duras e quebradiças no inverno). Além disso apresentam pequena resistência àtração, solubilidade em solventes orgânicos e facilidade de serem oxidadas. Para que possam ser mais bem aproveitadas industrialmente, é necessário submetê-Ias a um processo denominado vulcanização. Vulcanização é a adição de 2% a 30% de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores como o litargírio, PbO, formando um polímero tridimensional com o enxofre servindo de ponte entreas cadeias carbônicas. As ligações duplas na molécula da borracha natural são importantes no processo de vulcanização porque tornam os hidrogênios alílicos (os átomos de hidrogênio que estão ligados ao carbono vizinho ao carbono da dupla-ligação) altamente reativos. Na vulcanização os átomos de enxofre tomam o lugar desses hidrogênios alílicos estabelecendo as pontes de enxofre que ligam as...
tracking img