Resumo de livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dibs em Busca de Si Mesmo
Dibs, um garoto de 5 anos de idade, vive em nosso mundo como alguém perdido tentando buscar a si mesmo. Um mundo pelo qual é visto com dupla personalidade, retardado mental– autista e ainda com problemas de afeto, ou seja, que não conhece realmente as necessidades de uma criança.
Surge a Doutora Axline, psicóloga, com uma enorme persistência para investigar e ajudar ocaso do menino através do ludo terapia (forma de tratamento à criança para que ela se descubra; encontre o seu eu).
Desde já, para a terapeuta "cada personalidade tem o seu modo muito particular designificações" e Dibs não é diferente: possui caráter próprio, traços únicos que de imediato permitiram, nas sessões iniciais, à analista desenvolver as seguintes conclusões:
"Dibs sentia-se incapazde mostrar suas habilidades aos outros, ao mesmo tempo, incapaz de perceber que poderia realiza-las sozinho. Desconhecia-o completamente, necessitava encontrar a si porque raramente tratava-se como aum eu".
Qual seria de fato o problema do mesmo? Rejeição. Isso mesmo, ser rejeitado afetivamente em todo momento por seus pais, pois havia um preconceito com relação a ele, ou seja, tornava-o culpadopelos problemas existentes e tentavam estabelecer a não aceitação das pessoas.
Para aqueles à inteligência e o status da fama eram os únicos valores pertencentes ao ser humano dos quais Dibs deveriaaprender a convivenciar.
Atenções, afetos e carinhos eram substituídos pela clausura, brinquedos e controle excessivo (do pai).
Havia então para ele alguma alternativa? Obviamente, respondo eu,não. Só lhe restava recorrer ao tratamento ludoterápico o qual, de forma eficaz, auxiliou-o a encontrar a si mesmo.
Foram as sessões que o permitiu que fosse ele mesmo, que atribuísse vida à objetos ecoisas inanimadas deixando-o a vontade para fazer o que quisesse.
Percebe-se que ele projetava nos brinquedos todo o seu relacionamento familiar e social, ou seja, as paredes e portas da casinha de...
tracking img