Mitocondrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitocôndria X Cloroplasto

A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processam econvertem em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz excessivamente presente em células do sistema nervoso e nocoração, uma vez que estes apresentam uma demanda maior de energia.

O cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e algas, rico em clorofila, responsável pela sua cor verde. É um dostrês tipos de plastos (organelas citoplasmáticas cuja fórmula varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Cloroplasto é aorganela onde se realiza a fotossíntese. Distinguem-se bem dos restantes das organelas da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomos, podendoassim sintetizar proteínas e auto multiplicar-se.

Apoptose X Necrose

A apoptose é a via de morte celular programada e controlada intracelularmente através da ativação de enzimas que degradam o DNAnuclear e as proteínas citoplasmáticas. A membrana celular permanece intacta (o que difere bastante das situações de necrose), com alteração estrutural para que a célula seja reconhecida como um alvofagocitário. A célula é eliminada rapidamente, de maneira a não dar tempo de o seu conteúdo extravasar, causando uma reação inflamatória que poderia assemelhar-se à necrose tecidual.
A necrose pode-sedefinir como as alterações morfológicas que acontecem após a morte celular em um tecido vivo, devido à ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. A necrose é o correspondentemacroscópico e histológico da morte celular causada por uma lesão exógena irreversível. Assim que a célula morre, ela ainda não é necrótica, pois esse é um processo progressivo de degeneração. As...
tracking img