Resumo da economia colonial brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
Professor: Tiago Sayão

TERCEIRA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1) Para a formação de umEstado Moderno é necessário a criação de uma guarda nacional (ou exercito) para defender as fronteiras e atividades econômicas. Implantar a cobrança de impostos relacionados as atividades produtivas ecomerciais, esses recursos serão utilizados em investimentos para pesquisa e criação de meios mais modernos para transporte de materiais e nos meios de navegação. Procurar por novos territórios comoforma de expandir as atividades comerciais, e manter o controle destes mesmos através de Senhores de confiança nomeados pelo rei, que sejam capazes de controlar os novos territórios. Para garantir aocupação dessas colônias é preciso criar atrativos para novos colonos, como concessão de terras para exploração ou cultivo de gêneros agrícolas. A ocupação dessas terras garante a expansão do território etambém serve como proteção contra possíveis invasões. Para prover o crescimento econômico da colônia é preciso trazer investimentos e possibilitar a melhor utilização das terras em qualquer tipo deatividade adotada nelas.

2) O primeiro mapa mostra a ocupação do território no inicio da colonização, com as fronteiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas. O espaço para atividades econômicasestá focado no litoral, onde iniciou-se com a extrativismo do pau-brasil, pequenas zonas de pecuária, e o cultivo da cana de açúcar no Nordeste que possuía o clima mais propício. O território eraexpandido de acordo com a necessidade de novas terras para o cultivo.
No segundo mapa podemos notar o aumento na ocupação do território, isso ocorreu devido a vários fatores. A mineração impulsiona osurgimento de um mercado interno, a criação de pequenos povoados e a necessidade de investir em outras atividades. As missões Bandeiras desbravaram o interior em busca de novas terras para expansão da...
tracking img