O desenvolvimento social acompanhado do desenvolvimento econômico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

 Com a globalização assistida na década de 80, as economias capitalistas deslumbraram de um processo de aceleração produtivo sem precedentes que passou a definir a nova tendência do mundo atual.
O regime capitalista é caracterizado e compreendido como um sistema, onde a interdependência das nações  tanto na esfera econômica quanto na política se torna um elementofundamental para o bom funcionamento da dinâmica da economia global.
Esse sistema vêm se desenvolvendo lado a lado com o aprofundamento das  relações internacionais, na medida em que a evolução técnica simultaneamente possibilite e requeira a necessidade  da pluralização dos mercado exteriores àquelas nações que já previamente haviam alcançado um certo grau de aperfeiçoamento econômico.
Osistema de economia capitalismo sempre foi caracterizado por fomentar ligações entre as diversas áreas do globo.
A total globalização da economia é a expressão máxima do processo de mundialização das relações entre as nações, ao mesmo tempo em que representa a mudança na concepção  do papel dos Estados Unidos nacionais. A formação dos Estados nacionais tinha como pressuposto uma unidadeterritorial, comandada por uma autoridade política única e integrada por uma economia de base nacional. Robinson (2004)
Para Cox a expansão do Estado para o campo internacional é um fenômeno característico do capitalismo:
Na base da tentativa desta observação, pareceria que, historicamente, para tornar-se hegemônico, um Estado teria que construir e proteger uma ordem mundialque seria universal na sua própria concepção, isto é não seria uma ordem em que um Estado exploraria diretamente os outros mas, uma na qual a maioria dos outros Estados (ou pelo menos aqueles que estão dentro do alcance hegemônico) achariam compatíveis com os seus interesses. Tal ordem dificilmente seria concebida em termos apenas estatais, provavelmente isso traria para primeiro plano as oposiçõesentre os interesses dos Estados. Isso provavelmente daria mais proeminência as oportunidades para que as forças da sociedade civil operassem em escala mundial (ou na escala da esfera dentro da qual a hegemonia prevalece). O conceito hegemônico da ordem mundial é fundado não somente sobre a regulação do conflito interestatal mas também sobre uma sociedade civil concebida globalmente, isto é, ummodo de produção na extensão global o qual resulta das ligações entre classes sociais dos países abrangidos por ela (Cox, 1994b).




TIGRES ASIÁTICOS
 
A partir dos anos 70 o novo foco e desenvolvimento da indústria eletrônica para a exportação de produtos de menor custo trouxe prosperidade econômica exponencial e rápida para os países da Ásia. Pode-se destacar entre esses paísesCoréia do Sul, Formosa (Taiwan), Hong Kong e Cingapura, que foram os primeiros a desenvolver essa industria. Dez anos depois, Malásia, Tailândia e Indonésia integram o grupo de países chamados Tigres Asiáticos. Apesar da recessão mundial dos anos 80, apresentam uma taxa de crescimento médio anual de 5%, graças à base industrial voltada para os mercados externos da Ásia, Europa e América do Norte.No inicio da década de 80 os países do Pacífico começaram a demonstrar altos índices de crescimento econômico, e maior intensificação de suas atividades no mercado mundial. Esses países são caracterizados por possuírem agressividade em suas atividades econômicas, sendo assim conhecidos como Tigres Asiáticos, os quatro países que tradicionalmente formam esse grupo são: Coréia do Sul, Taiwan(Formosa), Cingapura e Hong Kong, tendo um PIB de 4,25 trilhões de dólares, e um mercado consumidor de 1.295 bilhão de pessoas.
Esses são conhecidos por se utilizarem da estratégia ousada de captação de recursos estrangeiros – baseada na oferta de mão-de-obra barata e disciplinada, adicionada à vantagem de isenção de impostos e nos baixos custos de infra estrutura para a instalação de...
tracking img