Resumo - cultura um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sempre procura-se entender, mapear ou explicar as diversidades de pensamentos, de comportamentos entre as culturas. Ao longo do tempo, tivemos teorias que buscassem explicar essas diferenças, como odeterminismo biológico e geográfico.
O determinismo biológico diz respeito à idéia de que características genéticas são capazes de determinar características culturais. Essa teoria foi facilmentederrubada pelo fato de que as características que diferem as pessoas entre si, entre países, nações, e etc, não estão ligadas a nenhum fator biológico. Qualquer ser humano é capaz de aprender eadaptar-se qualquer cultura, desde que cedo seja educado para isso.
Quanto ao fato de que não podemos considerar que o ambiente determina características culturais - o determinismo geográfico – podemosobservar facilmente que em um mesmo espaço, povos possuem comportamentos e ideologias absolutamente diferentes. Percebeu-se então que características físicas ou ambientais eram insuficientes para explicar adiversidade cultural.
A esse ponto, devemos caracterizar este fenômeno que estudamos tanto. Edward Tylor conceitua convenientemente cultura como um “todo complexo que inclui conhecimentos, crenças,arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem membro da sociedade.” Ao longo do tempo e da construção deste conceito, existem dois fatores que parecemcontroversos ao senso-comum e que a Antropologia tem tentado esclarecer. O primeiro questiona os instintos humanos – os quais devemos entender como únicos para cada sociedade, ou melhor, para cadaindivíduo; e o segundo é que parece confuso pensar a cultura como um processo acumulativo. Porém isso se torna fácil se percebemos que a comunicação consiste em um processo cultural, pois é através dela quetoda a herança de uma sociedade é mantida e transmitida ao longo do tempo.
Quanto à sua origem, temos Lévi-Strauss, com a idéia de que a cultura surgiu a partir da proibição do incesto; Leslie White...
tracking img