Resumo do livro: cultura um conceito antropológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura um conceito antropológico

1. A Cultura condiciona a visão de mundo do homem.

Idéia central: O etnocentrismo. A cultura do outro é exótico. A minha cultura é a mais correto.

Resumo: Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. A nossa herança cultural, desenvolvia através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagirdepreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural. Podemos entender o fato de que indivíduos de culturas diferentes podem se facilmente identificados poruma série de características. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denomina etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própriasociedade é o centro da humanidade. Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciação negativa dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.

Exemplo: A gastronomia do Japão é totalmente exótica, contendo espetinhos de insetos, pênis de animais, etc, ao contrario dos Brasileiros, pois a comida deles édiferente e não estamos acostumados.

2. A Cultura interfere no plano Biológico

Idéia Central: A cultura interfere nos aspectos fisiológicos, podendo ajudar no aspecto biológico interferindo sobre a vida e a morte dos membros em sociedade.

Resumo: A cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológica básicas. Ela pode condicionar outros aspectos biológicos e até mesmo decidir sobre avida e a morte dos membros do sistema. Comecemos pela reação oposta ao etnocentrismo, que é a apatia. Em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, numa data situação de crise os membros de uma mente, perdem a motivação que os mantém unidos e vivos.

Exemplo: Índios Kaapor, grupo Tupi de Maranhão, acreditavam que se uma pessoa vê um fantasma ela logo morrerá. Um jovem índio contouter visto a alma de seu falecido pai perambulando pela floresta. Dois dias depois estava morto.

3. Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura

Idéia central: A participação no meio cultural é limitada e que participam de maneira diferente na sua cultura.

Resumo: A participação do individuo em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos oselementos de sua cultura. Este fato é tão verdadeiro nas sociedades complexas com um alto grau de especialização, quanto nas simples, onde a especialização refere-se apenas às determinadas pelas diferenças de sexo e de idade. Com exceção de algumas sociedades africanas, a maior parte das sociedades humanas permite uma mais ampla participação na vida cultural aos elementos do sexo masculino. É obvio que aparticipação de um individuo em sua cultura depende de sua idade. Mas é necessário saber que esta afirmação permite dois tipos de explicação: uma de ordem cronológica e outra estritamente cultural. Existem limitações que são objetivamente determinadas pela idade:uma criança não está apta para exercer certas atividades próprias de adultos, da mesma forma que um velho já não é capaz de realizaralgumas tarefas. Quando tratamos de razões determinadas culturalmente não parecem ser muito evidentes. Essas e outras questões estão relacionadas com a determinação do limite entre as classes etárias. O importante é que deve existir o mínimo de participação do individuo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade. Em nenhuma sociedade...
tracking img