Resumo do livro cultura um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Do Livro Um Conceito Antropologico

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO


Através deste livro, é possível fazer uma análise de diversas sociedadesculturais, e mostrar tudo aquilo que elas possuem em comum, definir os principais conceitos de cultura, destacar como natureza colaborou para criação da cultura a partirdas descobertas históricas , mapeando uma linha histórica de desenvolvimento. Em seguida, aborda como o homem lida com a cultura e como ambos são influenciadosrespectivamente.
Laraia introduz a idéia de que a natureza de todos os homens é idêntica e a cultura praticada por eles é o que separam, os tornam estranhos uns aos outros.Enquanto na cultura européia temos a prática de nudismo nas praias, no oriente médio as mulheres vão à praia com seus corpos completamente cobertos; a carne da vaca éproibida aos hindus enquanto a de porco é vetada aos mulçumanos; para os ciganos da Califórnia, a obesidade é referência de virilidade entre os homens, etc. Dessa forma oautor nos leva a perceber o tamanho da riqueza cultural em que o homem está inserido, sua capacidade de criar diferentes e, ousadamente, infinitos modos de viver, sendoportando um ser, em sua individualidade, quase que como uma digital: diferente e único.
Seria o determinismo biológico ou geográfico que possibilitariam essadiferença cultural? Para o autor ambos não conseguem explicar definitivamente essa questão. A biologia humana e a geografia não são fatores determinantes, mas de influência. Umexemplo biológico é a amamentação que pode ser transferida ao homem através da mamadeira. Quanto aos fatores geográficos, esses encontram limitações na influência.
tracking img