Resumo critico mizukami

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
MIZUKAMI, M. G. Nicoletti1

Tradicional
- autoritarismo, - condução do aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade, - ênfase aos modelos, aos especialistas e ao professor. Características Gerais

Behaviorista
- controle, - primado do objeto (empirismo), - conhecimento como descoberta que se dá no mundo externo, - ciência como tentativa de descobrir aordem na natureza e nos eventos.

Humanista
-enfoque no sujeito: principal elaborador do conhecimento humano - ênfase às relações interpessoais, á vida psicológica e emocional, - preocupação com o autoconceito, - professor = facilitador - conteúdo advém das experiências dos alunos.

Cognitivista
- investigação dos processos centrais do indivíduo, - implicação no estudo científico daaprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, - predominância interacionista, - êntase dada á capacidade do aluno de integrar informações e processá-las. tem perspectiva interacionista, - é um sistema aberto, em reestruturações sucessivas, em busca de um estagio final nunca alcançado por completo, - esta em processo progressivo de adaptação homem-meio, - alcança o máximo de operacionalidade emsuas atividades (motoras. verbais ou mentais) em direção ao pensamento hipotetico-oedutivo.

Sócio Cultural
- preocupação com a cultura popular, - possibilidade de uma real participação do povo como sujeito de um processo cultural, - síntese pessoal de tendências tais como: o neotomismo, o humanismo, a fenomenologi, o existencialismo, o marxismo. tem abordagem interacionista com ênfase no sujeitocomo elaborador e criador do conhecimento. -é real, inserido num contexto histórico, -é um ser da praxis (ação e reflexão do homem sobre o mundo, com o objetivo de transformá-lo).

- inserido no mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas, - receptor passivo. Homem

- é consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente, - controla a situaçãoambiental, para que se torne auto-controlável e auto-suficiente, - pode ser controlado e manipulado.

Mundo

- realidade transmitida pelo processo de educação. família e igreja, - exterior ao individuo.

- já e construído e o homem é produto do meio.

Sociedade - Cultura

- diploma como hierarquização do individuo num contexto social, - visão individualista do processo educacional, - educaçãobancária, - perpetuação.

- ideal e a que implica um planejamento social e cultural, - cultura representada pelos usos e costumes dominantes (reforçados na medida em que servem ao poder).

- situado no mundo, - consciente de que não existem modelos prontos, nem regras a seguir, mas um processo de vir-a-ser, - se apresenta como um projeto permanente e inacabado. em constante processo deatualização, - tem o pressuposto de que a pessoa pode desenvolverse, crescer. - tem o papel fundamental de criar condições de expressão para a pessoa, pleno desenvolvimento de seu potencial inerente, - é algo produzido pelo homem diante de si mesmo. - não trata especificamente de sociedade, - preocupação com o indivíduo, confiança no homem e no pequeno grupo, - não aceita um projeto de planificação social,o controle, a manipulação das pessoas.

- deve caminhar no sentido da democracia.

- cultura = aquisição sistematica da experiência humana, - a participação do homem como sujeito, na sociedade, na cultura e na história, se faz na medida de sua conscientização, a qual implica desmitificação.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestradoem Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado 1 em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos.

1

Tradicional
- Inteligência vista como capacidade de acumular / armazenar informações, - tem caráter acumulativo, - organização de um ensino...
tracking img