Praticas educatiivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS EDUCATIVAS.


Andréia Brenda da Silva. Mat-10429001807

Diene Leite. Mat-10429

Elaine Souza Luso. Mat-10429002407

Fabíola Hellen Sousa Moraes. Mat-10429002807

Helen Araújo Carneiro. Mat-10429000107

Joseane Ferreira da Silva. Mat-10429003107

Resumo: O presente texto um olhar sobre as práticas educativas do programa SuperNanny

Palavras Chaves:

Práticas educativas – família–Criança - SuperNanny



Introdução

Partiremos do tema das práticas educativas para lançar um olhar sobre elas no programa Super Nanny. É perceptível o grande número de pais os quais admitem ter dificuldades em impor limites e ensinar valores morais e trabalhar a obediência com seus filhos, o número de inscritos para serem ajudados pelo programa é de 25 mil famílias.

Perante isso nosinquietamos em saber o papel da família no processo educativo da criança na construção do ser social, tendo como objetivo identificar a concepção de educação presente nas famílias apresentadas no programa. Utilizaremos bibliografias referentes ao tema, observaremos os episódios da série e na sequência discutiremos e analisaremos os mesmos. Organizaremos o texto a seguir em tópicos para melhorentendimento, o primeiro apresentando a estrutura do programa o seguinte traz à tona os detalhes percebidos sobre práticas educativas no programa juntamente com a discussão sobre elas.

O programa.

A psicopedagoga, licenciada em letras Cris Poli assumi o papel de Super Nanny apesar de argentina radicada no Brasil conhece bem a realidade da família brasileira. Tem 66 anos e dedicou 40 deles para àeducação infantil. Formou-se em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Professorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernadez, Buenos Aries, Argentina. Atuou como professora de algumas respeitadas escolas de Buenos Aries até se mudar para São Paulo e aplicar seus conhecimentos em colégios da capital paulista.

O programa iniciou no ano de 2006 na emissora de TV SBT, a qual é um canal aberto,exibindo em forma de Reality Show o programa Super Nanny. Este é direcionado aos pais que tem dificuldades no processo da educação de sua prole e querem encontrar a melhor forma de criar seus filhos. Dono de altos índices de audiência, o programa atraiu 25 mil famílias a se inscreverem desejando o auxílio da Super babá, dados do próprio site do programa, portanto, percebemos que o programa acertou nasmaiores necessidades dos pais contemporâneos fazendo com que o reality show agradasse a muitos pais.

O processo do programa consiste primeiramente em uma visita de observação sem intervenção com duração de três dias, focando conhecer o comportamento da criança e a reação dos pais, em seguida, Cris Poli desenvolve uma conversa séria com os pais, expondo suas observações, análise, dicas econselhos para reestruturação da harmonia familiar. Após isso Nanny se retira do ambiente deixando uma rotina pré-estabelecida para a família o que inclui cartazes com um cronograma de horários e afazeres para os pais, assim também como regras para as crianças.

Um dos métodos mais conhecidos é o “cantinho da disciplina” o qual consiste em um espaço com cadeira, banco ou tapete que serve para acriança refletir no seu ato errado, o tempo de permanência vai de acordo com a idade. A criança só vai para o “cantinho da disciplina” se mesmo depois de ser advertida do descumprimento da regra e sua punição, ela persistir no erro. As regras variam de não bater á chorar sem motivo e após a punição ser cumprida o pai deve se aproximar conversar com a criança sobre sua atitude errada e libertá-la apósum abraço e beijo.

Existe também o “quadro do incentivo” o qual marca com ímãs os acertos e erros semanais, se todas as tarefas semanais forem cumpridas corretamente a criança é recompensada com algo que deseja como um passeio, comida ou presente. Após uma semana de orientação a Super babá Cris Poli deixa a família andar com as próprias pernas, monitorando á distancia através de vídeos...
tracking img