Resumo criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Criminologia é a ciência que estuda a criminalidade com base no método empírico e interdisciplinar tendo como objeto o crime, o criminoso, há vitima o tempo e o espaço. (INIMPUTAVEL: Não pode serpunida).
2. Criminalidade é o conjunto de crimes que ocorre em um determinado contexto de tempo e espaço.
3. Criminoso nato: é aquele que já nasce criminoso. (Lombroso).
4. Criminosohabitual é aquele que por conviver em um ambiente onde ocorre a criminalidade é comum ele acaba cometendo uma conduta criminosa.( henrico Ferri)
5. Crime passional é o crime cometido por em sentimentodoentio. (henrico Ferri)
Intigar – Alimenta a ideia (ex: suicídio)
Induzir – Cria a Ideia.
6. Monofactorial é a teoria que busca explicar a criminalidade apresentando uma única causa responsável(fator).
7. Multifactorial é a teoria que busca explicar a criminalidade através de vários fatores ou responsáveis.
8. Endógena é a teoria que busca explicar a criminalidade apresentandofatores de ordem física e psicológica relacionada ao criminoso.
9. Exógena é a teoria que busca explicar a criminalidade apresentando fator externo ao criminoso, ou seja, o lugar onde vive.
10.Obs. O medico Cesare lombroso foi o maior expoente da escola positivista crimenólogo endógeno e monofactorial afirmou que a causa da ocorrência de crimes era determinado pelos chamados estigmasatávicos de alguns indivíduos. As pessoas cometiam crimes porque já nasciam criminosas; surgiriam as teorias endógenas que os fatores socioeconômicos como a miséria, a pobreza e a refratariedade ao trabalhoeram fatores determinantes da criminalidade.
11. Escola critica também conhecida como 3º escola porque apresenta fundamentos intermediários entre a escola clássica e escola positivista.
12.Principal teoria, o crime ocorre através de uma anormalidade social. Essa anormalidade apresenta três pontos a desigualdade social, a má distribuição de renda e má condição de vida.
13. A escola...
tracking img