RESUMO CRIMINOLOGIA
 TEORIA DA ANOMIA

• Conceito de anomia para Durkheim: anomia constitui uma das causas do suicídio. São situações de desregulação que deixam os movimentos sociais sem um freiopara discipliná-los. É a anomia, pois, uma ausência ou desintegração das normas sociais. Ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura dos padrões sociais de conduta, produzindouma situação de pouca coesão social.
• O cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural (conjunto de valores normativos que governam a conduta comum dos membros de uma sociedade ougrupo. Valores.) e das contradições desta com a estrutura social (conjunto organizado de relações sociais no qual os membros da sociedade ou grupo são implicados de varias maneiras. Isto é, a estrutura deoportunidades reais que condicionam, de fato, a possibilidade de os cidadãos se orientarem para adequar seus objetivos culturais, respeitando as normas legais). A anomia advem do colapso na estruturacultural, especialmente de uma bifurcação entre as normas e os objetivos culturais e as capacidades do grupo de agirem de acordo com essas normas e objetivos.
• Faltará uma regulamentação durantecerto tempo. Não se sabe o que é possível e o que não é, o que é justo e o que é injusto, quais as reivindicações e esperanças legítimas, quais as que ultrapassam a medida.
• Quando as regras sociais eos valores que guiam as condutas e legitimam as aspirações dos indivíduos se tornam incertos, perdem seu poder, ou, ainda, tornam-se incoerentes ou contraditórios em virtude das rápidastransformações da sociedade.

 CONTROLE SOCIAL FORMAL E INFORMAL

• Quando mecanismos de controle social são utilizados casualmente pelas pessoas – como sorrisos, olhar de reprovação, advertência verbal –considera-se controle informal.
• Quando o controle social é levado a cabo por agentes autorizados, como policiais, médicos, empregadores e militares, é dito controle formal.
• A expressão controle... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo de criminologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Criminologia/98464.html

MLA

"Resumo de criminologia" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Criminologia/98464.html>.

MLA 7

"Resumo de criminologia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Criminologia/98464.html>.

CHICAGO

"Resumo de criminologia." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Criminologia/98464.html.