Resumo de criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIMINOLOGIA
(Eduardo Celestino - resumo)

1) Origem – Raffaele Garofalo criador da Criminologia. Termo usado pela 1ª vez pela 1ª vez por Topinard, na França. É 1 ciência social, filiada àSociologia, e não 1 ciência social independente.
Academicamente a Criminologia começa c/ a publicação de Cesare Lombroso – L´Uomo Delinquente - 1786. Sua tese era do delinquente nato, um delinquentec/ determinados traços morfológicos.
Atualmente há estudos c/ base no elemento bio-psicosocial, fala-se em associações da agressividade do delinquente à testosterona, aos estudos de genética q tentamidentificar no genoma humano 1 possível gene da criminalidade.
No início a Criminologia tratava de explicar a origem da delinquência com o esquema causal explicativo, ou seja, buscava a causa doefeito produzido.
2) Objeto – a criminalidade. Em relação ao seu objeto é ciência geral pq cuida dela de modo geral. Em relação a sua posição é ciência particular, pq no seio da Sociologia trataparticularmente da criminalidade.
Estuda as causas e concausas da criminalidade e periculosidade preparatória da criminalidade, manifestações efeitos da criminalidade, a política a opor,assistencialmente, à etiologia (às causas) da criminalidade.
3) Conceito – é 1 conjunto de conhecimentos q estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente e sua conduta delituosa e amaneira de ressocializá-lo - Sutherland. Tratar do delito, do delinquente e da pena.
A interdisciplinaridade é histórica: Lombroso (médico), Enrico Ferri (sociólogo) e Garofalo (magistrado).
3correntes:
Criminologia Social – atividade intelectual q estuda os processos de criação das normas penais e das normas sociais q estão relacionados c/ o comportamento desviante.
Crim. Organizacional – ocampo de interesse são os fenômenos de formação de leis, infração das normas e os da reação às violações das leis.
Crim. Clínica – destina-se ao estudo dos casos particulares c/ o fim de...
tracking img