Como educar?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE:
A quem cabe educar?

Nota sobre as relações entre a esfera
pública e a privada nos debates educacionais
dos anos de 1920-1930



Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi[1]


Trata-se de um artigo que busca analisar o papel das instituições como a Escola, Família, Igreja e Estado acerca de suas responsabilidades sobre a educação, durante o período de 1920-1930 e constitutivosdos Movimentos da Escola Nova e da renovação católica. A partir dos escritos dos intelectuais dos dois movimentos é possível situar os termos do debate, de um lado os escolanovista que “defendiam uma educação igualitária sob a responsabilidade do Estado” e do lado do movimento católico, “liderado por Alceu Amoroso Lima, propugnando o ensino religioso e livre da tutela do Estado.”


Da educaçãocomo via de construção da nação.
O papel do Estado e da Escola.
Entender a razão dos movimentos se faz necessário compreender o momento histórico brasileiro. O sistema político instaurado no Brasil era a República, esta se deu justamente influenciada pelos movimentos liberais que se fortaleciam na Europa durante o século XIX. O liberalismo tratava-se basicamente de um movimento que visavaassegurar a liberdade individual no campo da política, da moral, da religião, etc, dentro da sociedade.
Os intelectuais do período de 1920-1930 denunciavam que a sociedade brasileira sofria com uma desorganização social e de uma ausência de consciência moral, justamente por ter sofrido influências do liberalismo. Portanto seria necessário que esta mesma sociedade passasse por um processo de modelaçãosocial para se conformar em um corpo social saudável e coeso em torno de referenciais comuns.
Modelar a sociedade significaria uma organização da nação – ou como preferem outros, numa construção – com a ajuda dos próprios intelectuais, que se tratavam como integrantes de uma elite com a verdadeira missão e com o instrumento necessário para a construção de uma instituição dentro de uma realidadeem bases modernas.
Estes intelectuais seriam os especialistas da educação que se achavam em um movimento com características renovadoras e inspiradas pelas idéias da chamada Escola Nova. Eles consideravam que a organização da nação aconteceria por intermédio da constituição de um sistema de educação pública em bases nacionais, que a instituição escolar adquiria um destaque indiscutível, ao serelevada ao papel de irradiadora da modernidade e da civilização e por fim que o Estado assumiria o papel de condutor do processo de construção da nação. Portanto, o papel da escola era o de uma instituição responsável pela organização da sociedade e da própria nação.

Lições e escola à família.
O papel da Família.

Os intelectuais do movimento escolanovista pretendiam concretizar o processode modelação da sociedade através de ações educativas dirigidas diretamente para as famílias por intermédio da escola que por sua vez deveria ser mantida pelo Estado. A reflexões deste movimento estavam voltadas para as relações entre a esfera pública e privada por intermédio da educação.
Segundo esses mesmos intelectuais, o papel da família consistia em educar as crianças. Mas o cotidianodessas crianças, bem como das famílias estavam impregnados de práticas totalmente afastadas dos paradigmas científicos valorizados até então, por práticas psicológicas e de saúde. Concluíram que havia uma omissão da família quanto à maneira adequada de exercer seu papel educativo.

Do lar como escola de civilização.
O papel da Igreja.

Vale lembrar que desde o rompimento de Pombal com osjesuítas instaurou-se o desejo de uma educação laica, ou que fazia uma oposição a uma ordem religiosa. Os intelectuais do movimento escolanovista se posicionavam também nesse sentido, bem como o de colocar a escola e o Estado num grau de superioridade em relação à família.
Em contrapartida se projeta no cenário das discussões o movimento católico que já tinha muita expressão desde a década de 1910,...
tracking img