Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
• Início 
• Cursos 
• Blog 
• A Empresa 
• Contato
 

 


Atenção! Vende-se este portal, incluindo: o domínioactiveinfo, o site (com gerenciador de conteúdo), os direitos autorais sobre os três cursos: Administração de Sistemas Linux, Lógica da Programação na Prática eCriação de Sites com HTML e CSS. Atualmente temos em média 640 visitas por dia, com média de4,8 minutos por página. Para mais informações clique aqui... 


Curso de Lógica da Programação na Prática.


Conversão Entre Bases Numéricas.

Na lição anterior tivemos uma introdução aos números decimais, binários, hexadecimais e octais.
Nesta lição vamos aprender algumas técnicas para transformar números de bases diferentes entre si.

Conversão de Decimal para Binário

Paraencontrar o número binário correspondente a um número decimal, são realizadas sucessivas divisões do número decimal por 2.
Em seguida, o resto da divisão de cada operação é coletado de forma invertida, da última para a primeira operação de divisão, como na figura, onde foi obtido o número binário correspondente ao número decimal 25:
[pic]
Na figura acima vemos que o número decimal foi divididosucessivamente por 2 e os resultados foram coletados da última para a primeira divisão, formando o número binário.

Conversão de Binário para Decimal

Como vimos na lição anterior, para descobrir o número decimal correspondente a um número binário, basta calcular a soma de cada um dos dígitos do número binário multiplicado por 2 (que é a sua base) elevado à posição colunar do número, que, da direitapara a esquerda começa em 0.
Vejamos uma conversão do número binário que obtivemos na conversão acima:
[pic]

Conversão de Decimal para Hexadecimal

A conversão de números decimais para hexadecimais é idêntica à conversão de decimal para binário, exceto que a divisão deve ser realizada por 16, que é a base dos hexadecimais.
Quando tiver dúvida sobre o valor em hexadecimal de algum resto,verifique na tabela da lição anterior.
[pic]

Conversão de Hexadecimal em Decimal

A conversão de números hexadecimais em decimais é realizada através da soma dos dígitos hexadecimais multiplicados pela base 16 elevada à posição colunar contando da direita para a esquerda, começando em 0, de forma semelhante à conversão de binários em decimais:
[pic]
Note que os caracteres que definem osdígitos hexadecimaisA, B e C foram substituídos pelos valores equivalentes em decimais 10, 11 e 12 de acordo com a tabela da lição anterior para a realização do cálculo.

Conversão de Decimal em Octal

Assim como nas conversões anteriores, divide-se o decimal pela base para a qual se quer obter o número, no caso, 8:
[pic]
Vimos que foram coletados os restos de cada divisão da última para aprimeira para formar o número octal.

Conversão de Octal em Decimal

A conversão de números octais em decimais é obtida através da soma dos dígitos do número octal multiplicados pela base 8 elevada à posição colunar do dígito, começando em 0 da direita para a esquerda:
[pic]

Conversão de Binário em Hexadecimal

Para converter um número binário em hexadecimal, separa-se o número binário emgrupos de 4 bits, da direita para a esquerda. Em seguida, transforma-se cada grupo de 4 bits em hexadecimal. Ao final, simplesmente une-se os resultados em um só:
[pic]
Caso o número de dígitos do número binário não seja múltiplo de 4, completa-se os dígitos à esquerda com zeros (0):
[pic]

Conversão de Binário em Octal

Para converter números binários em octais, separa-se os dígitos do númerobinário em grupos de 3 bits da direita para a esquerda. Em seguida transforma-se cada grupo individual de 3 bits em octal. Ao final, une-se os resultados:
[pic]
Caso o número de dígitos do número binário não seja múltiplo de 3, completa-se os dígitos à esquerda com zeros (0):
[pic]

Conversão de Hexadecimal em Binário

Para converter números hexadecimais em binários, decompõem-se o número...
tracking img