Resumo ciencia e pesquisa - unid 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1 – Conhecimento

Seção 1 - O conhecimento

Significado Etimológico
A palavra conhecimento tem sua origem no latim cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois polos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer.
Objeto é aquilo que se manifesta à consciência dosujeito, que é apreendido e transformado em conceito.

O que é conhecimento?

É o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo. (ARANHA; MARTINS, 1999, p.48).

Maneiras de o sujeito se apropriar do conhecimento

1ª) Apropriação direta :consiste na apropriação direta da realidade sem a mediação de outra pessoa ou de algum outro meio. Nesse caso, o sujeito opera “com” e “sobre” a realidade.

2ª) Apropriação indireta : na qual a compreensão se dá por intermédio de um conhecimento já produzido por outra pessoa ou através de símbolos orais, gráficos, mímicos, pictóricos etc.

Tipos de conhecimento

“Um único objeto pode serentendido à luz de diversos ângulos e aspectos.”

- Conhecimento do senso comum
- Conhecimento filosófico
- Conhecimento religioso
- Conhecimento artístico
- Conhecimento científico






Seção 2 - O conhecimento popular ou do senso comum ou popular

→ O conhecimento popular ou do senso comum é “[...] aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um métodoespecífico, mas provém do ‘viver e aprender’, da experiência de vida” (RAUEN, 1999, p. 8). Por isso, por meio desse tipo de conhecimento, não conseguimos explicar adequadamente um fenômeno, não se constituindo em uma teoria.

→ Consiste na ação pela ação, sem ideias comprovadas que não permitem o estudo ou a investigação sobre um determinado fenômeno. Então, o seu conteúdo se forma a partir daexperiência que se vivencia no dia a dia.

EXEMPLO: Nas zonas rurais, muitas pessoas, mesmo sem nunca ter frequentado uma escola, sabem a época certa de plantar e de colher. Esse conjunto de crenças e opiniões, essencialmente de caráter prático, uma vez que procura resolver problemas cotidianos, forma o que se costuma chamar de conhecimento comum ou senso comum.

Características para o senso comum- resolve problemas imediatos (vivencial)
- elaborado de forma espontânea e instintiva (ametódico)
- subjetivo (fragmentado) e inseguro
- linguagem vaga e baixo poder de crítica
- impossibilita a realização de experimentos controlados
- as verdades apresentam certa durabilidade e estabilidade (crença)
- dogmático (crenças arbitrárias)
- não apresenta limites de validade
- oconhecimento do senso comum é sensitivo

Sensitividade do conhecimento popular

Em muitas situações, próprias desse tipo de conhecimento, observamos o abandono da razão e um apego àquilo que é captado apenas pelos órgãos sensoriais: visão, audição, olfato, paladar e tato.

O senso comum, portanto, representa um conhecimento sensitivo e aparente, porque se apega à aparência dos fatos e não à suaessência.


Fontes do Conhecimento do Senso Comum

1°) Intuição: é a percepção imediata que dispensa o
uso da razão .

2° Tradição: ocorre quando, uma vez reconhecida a pertinência de um saber, organizam-se meios sociais de manutenção e de difusão desse conhecimento, tornando-se uma marca visível na formação da identidade cultural de uma comunidade.

Seção 3 - O conhecimentoreligioso ou teológico

→ Fundamenta-se na fé das pessoas, partindo do “[...] princípio de que as verdades nas quais [se] acredita são infalíveis ou indiscutíveis, pois se tratam de revelações da divindade”, tendo a visão do mundo interpretada como resultante da criação divina, sem questionamentos. (OLIVEIRA NETTO, 2005, p. 5).

→ “Essas verdades são em geral tidas como definitivas, e não...
tracking img