A diversidade cultural no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mesmo que o processo de globalização tente, pelos meios de comunicação, criar uma sociedade única, apesar de cada região ter seu aspecto tradicional, essa cultura regional continua forte em seusrespectivos locais, tornando complicada essa globalização.
O Brasil possui uma ampla diversidade cultural, por ter colonização variada como as indígenas, européias, italianas, etc., as quais foramresponsáveis por essa diversidade como na culinária, nas regiões e nas danças.
Cada região do país tem suas peculiaridades, por exemplo, no nordeste a cultura é mais focada nas danças e festas como a dobumba meu boi, maracatu, carnaval, coco, frevo e entre outros. Sua culinária é representada pela buchada de bode, sarapatel, arroz doce, bolo de fubá cozido e peixes e frutos do mar. Outro aspectomuito valorizado na cultura nordestina é o artesanato de rendas.
Já no Centro-Oeste do Brasil, sua cultura é representada pelas cavalhadas e procissões do fogaréu, sua culinária é marcada pela culturaindígena e recebe também influencias das culinárias paulistas e mineiras. Seus pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, cural, entre outros com peixes doPantanal.
No Norte do Brasil se destaca as festas populares como o círio de Nazaré e festival de Paratins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária tem uma grande herança indígena, com base namandioca e em peixes, seus pratos mais populares são: otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala. Suas frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá,graviola, buriti.
Já no Sudeste há muitas festas religiosas no interior da região tais como: Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida(SP), já em Minas Gerais há a festa do bumba meu boi e peão de boiadeiro. Sua culinária é muito diversificada, desde queijo de minas até o pirão.
No Sul os aspectos culturais são dos imigrantes...
tracking img