Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ILDEFONSO SIMÕES LOPES

BÁRBARA FRIZZO MARTINUZZI

LIXO PRODUZIDO NA ESCOLA MUNICIPAL HERON JORNADA RIBEIRO-SANTIAGO/RS

SANTIAGO
2010

BÁRBARA FRIZZO MARTINUZZI

LIXO PRODUZIDO NA ESCOLA MUNICIPAL HERON JORNADA RIBEIRO- SANTIAGO/RS

Projeto apresentado ao Curso de Pós Graduação Gestão Ambiental e Recursos HidricosOrientadora. Ms. Vanessa

SANTIAGO
2010

SUMÁRIO

CONTEXTO 04
1 JUSTIFICATIVA 05

2 OBJETIVOS 07
2.1 Objetivo Geral 07
2.2 Objetivos Específicos 07

3 RESULTADOS ESPERADOS 08

4 METODOLOGIA 09

5 RECURSOS 10
5.1 Recursos Humanos 10
5.2 Recursos Materiais 10

6 ORÇAMENTO 12
6.1 Orçamento de Honorários 12
6.2 Orçamento deMaterial de Consumo 13
6.3 Orçamento de Material Permanente 13
6.4 Orçamento de Serviços de Terceiros (pessoa física) 14
6.5 Orçamento de Terceiros de Terceiros (pessoa jurídica) 14

7 CRONOGRAMA FÍSICO/FINANCEIRO 15

8 AVALIAÇÃO DO PROJETO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

BIBLIOGRAFIA 20

CONTEXTO

Atualmente, não é novidade os problemas causados pelo mau acondicionamento dolixo, principalmente, pelo aumento gradativo da quantidade produzida. Realidade essa que se agrava pelos hábitos e consumos que possuímos. Diariamente, somos induzidos a comprar mais e mais, sem nos preocuparmos com os resíduos que produzimos, ou ainda com seu destinamento final.
A presente pesquisa que tem como proposta a implantação da Coleta Seletiva no âmbito escolar, será realizada pelaaluna do curso de Pós graduação em gestão Ambiental e recursos hídricos, contando com o estudo dos resíduos produzidos nesse estabelecimento e com a sensibilização da comunidade escolar.

1 JUSTIFICATIVA

O lixo é um dos mais sérios problemas sanitários e ambientais do mundo moderno. Além de degradar o meio ambiente, quando disposto de forma inadequada gera a proliferação e disseminaçãode doenças, colocando em risco a saúde de todos os seres, inclusive a dos humanos.
O lixo que é incômodo e nocivo à saúde das pessoas, causando prejuízos econômicos, pode ser fonte de recursos. Seja nas indústrias, pela utilização de resíduos potencialmente recicláveis, como pela criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda.
Estima-se que existam hoje 500 milcatadores no Brasil. Invariavelmente, são pessoas baixa escolaridade e muitas dificuldades de encontrar vagas no mercado de trabalho formal. Esses são os verdadeiros excluídos. Estimular a coleta seletiva significa abrir novas frentes de trabalho para esse segmento da população. (www.CEMPRE.org.br).
Uma etapa fundamental deve anteceder a coleta seletiva: a separação prévia dos materiais na fontegeradora. Do contrário, os materiais são contaminados, os valores obtidos com sua comercialização caem e o processo de reciclagem pode ser prejudicado.
A desinformação da população é, na maioria das vezes, o motivo pelo qual a separação do lixo não é feita. Observa-se, então, a importância da educação ambiental, em especial no âmbito escolar. É através das instituições de ensino quepoderemos mudar hábitos e atitudes, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a importância da preservação do meio ambiente.
Atualmente, as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento deuma nova ética distinta daquela norteadora de uma sociedade de consumo.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar.
O aluno de...
tracking img