Resumo chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


Trabalho elaborado como parte integrante da disciplina Fundamentos da Administração do curso de graduação em Administração, utilizado como requisito de avaliação da disciplina.




SUMÁRIO





Página


Conteúdo e objeto de estudo da administração______________________________ 04O estado geral da TGA_________________________________________________ 04


A administração na sociedade moderna ____________________________________ 04


A administração na sociedade moderna____________________________________ 05


Perspectiva futura da administração ______________________________________ 05


Perspectiva futura daadministração______________________________________ 06


Antecedentes históricos da administração _________________________________ 06


Influência dos Filósofos _______________________________________________ 06


Influência da organização militar________________________________________ 07


Influência da Revolução Industrial_______________________________________ 08Influência da Revolução Industrial_______________________________________ 09


Influência da Revolução Industrial_______________________________________ 10


Influência dos pioneiros e empreendedores ________________________________ 10


Influência dos pioneiros e empreendedores ________________________________ 11Conteúdo e objeto de estudo da administração – A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.


A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos a fim de alcançar objetivosorganizacionais.


Cada autor da administração tende a a bordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria.


A teoria da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração científica de Taylor. A preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com aTeoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.


A administração possui seis variáveis, sendo elas: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade, provocando cada uma a seu tempo diferente da teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas seisvariáveis.


O estado geral da TGA – A TGA estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Elas constituem os principais componentes no estudo da Administração das organizações e empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico ecomplexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. A adequação e a integração entre essas seis variáveis constituem o desafio fundamental da Administração.


Na medida em que a Administração se defronta com novas situações que surgem no decorrer do tempo e do espaço, as doutrinas e as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens ou modificá-las para continuarem úteis eaplicáveis. Isso explica, em parte, os gradativos passos da TGA.


A administração na Sociedade Moderna – A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a metas previamente...
tracking img