Resumo tga idalberto chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.
A Administração tem por tarefa básica fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Administração vem do latim “ad” – direção, tendência para – e “minister” – subordinação ou obediência – e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
A Administração ao longo do temposofreu radical transformação, hoje, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos.
O estudo da Administração exige conhecer as escolas e teorias que foram desenvolvidas ao longo do tempo, pois é através delas que iremos estudar a evolução e os enfrentamentos dos problemas que buscam resolver.
Antes de estudarmos cada escola teórica,vamos entender qual é o conceito de teoria.
TEORIA
A teoria busca descobrir a natureza essencial de dada realidade. É uma visão do todo de certa realidade, o que denominados teoria geral. Teoria é conjunto de explanações tendo por finalidade explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio do conhecimento.
Teoria é sempre uma “tentativa” de compreensão e explicação de um segmentosignificativo do mundo.
A teoria é, pois, o núcleo essencial da ciência, sem ela a descrição, a experiência e a explicação perderiam sentido e utilidade científica. A culminância da atividade científica é, como se vê, a formulação da teoria.
As funções básicas da teoria científica são: esclarecer ou explicar certos dados [...] a teoria estabelece, promove uma conexão, uma relação, uma ponteentre o dato/fato e sua consequência/efeito. Assim, não há outra maneira de captar a conexão (fato/efeito) sem aprender a teoria.
Teoria é o conjunto de suposições inter-relacionadas para explicar o que se pretende, e depende da capacidade desta explicação para resolver problemas concretos e prover uma base para planejar (LACOMBE, 2003).

No campo da Administração, de acordo com Lacombe (2003, p.37), as teorias são “um conjunto de princípios e prescrições que visam facilitar a realização dos objetivos das organizações e serão mais ou menos válidos na medida em que isso efetivamente ocorrer”.
Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras,feitas para formatar o que se verifica como realidade.

Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras 21 teorias que são válidos atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas idéias. O administrador deve conhecê-las, para ter condições de decidir adequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos.

A teoria da administraçãoevolui no mesmo ritmo que evoluem as organizações. Assim tempos várias teorias da administração, suas respectivas abordagens e conteúdos.
TEORIAS
1) - Administração científica de Taylor – ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica).
2) - Teoria Clássica de Fayol, Teoria Burocrática de Weber e Teoria Estruturalista – com “ênfase na estrutura”.
3) - Teoria dasRelações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional: marcam a reação humanística, com ênfase nas relações humanas.
4) - Teoria dos Sistemas: ênfase no ambiente.
5) - Teoria da Contingência: ênfase na tecnologia.
As cinco variáveis – tarefa, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – deram nascimento, cada uma a seu tempo, a uma diferente teoria administrativa, e cadauma delas privilegia ou enfatiza um ou mais dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a segundo plano todas as demais.
As teorias surgem para explicar ou dar uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, e foi bem sucedida ao apresentar soluções adequadas para tais problemas. De certo modo, todas as teorias administrativas são perfeitamente aplicáveis às situações...
tracking img