Idalberto chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALINE PORTES

ELIANE TELLES

RENATA LAUDANO

SILVIA REGINA

SUELEN BRITO

VIVIANE MARTINS

A CONTRIBUIÇÃO DE IDALBERTO CHIAVENATO PARA A ADMINISTRAÇÃO

RIO DE JANEIRO

ABRIL DE 2011

RESUMO

Idalberto Chiavenato escreveu vários livros em língua portuguesa e língua espanhola, seus livros são usados como textos nas universidades brasileiras, portuguesas, latino –americanas e espanholas. Seus livros são leituras obrigatórias para as disciplinas de administração, introdução à administração, psicologia organizacional, sociologia organizacional e estratégia empresarial. Eles representam a referência básica da administração moderna, um trabalho que apresenta uma visão abrangente de toda as principais teorias administrativas desde seu início até os seus diasatuais.
Seus livros são manejados na sua imensa maioria nas universidades brasileiras; É um orgulho ter um autor brasileiro que exporta seu produto para um mercado tão seletivo; Muito dos seus livros funcionam como verdadeiras linhas de produto. Cada um é acompanhado de um manual do professor e de farto material de apoio, oferecendo subsídios e auxílios pedagógicos e institucionais,atualizados para os usuários.
O nome TGA é o nome do primeiro livro, feito em dois volumes, este livro foi e é tão importante, que se tornou o “livro básico”. Sendo assim, as universidades criaram uma disciplina que saiu em função deste livro, tamanho a importância do mesmo. Chiavenato lembra sempre que “nada é mais prático do que uma boa teoria”.

INTRODUÇÃO

Idalberto Chiavenato éreconhecido e prestigiado pela excelência de seu trabalho em administração e em recursos humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados às organizações bem sucedidas. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas erecursos humanos.
Reconhecido como um grande mestre na área de gestão de pessoas e administração, Chiavenato mostra em suas palestras de maneira prática e objetiva como transformar a área de RH em estratégia para obtenção de resultados surpreendentes.
Ele mostra que é possível administrar juntamente com as pessoas, agora consideradas parceiras de negócios e não mais recursosempresariais, para vencer o mais importante desafio interno das empresas em plena era da informação, onde se fala constantemente em novos padrões em administração.
Segundo Chiavenato é uma luta sem fim, pois na medida em que se criam padrões, para ultrapassar os anteriores, novos padrões estão emergindo, para substituí-los, em seguida. Ele considera que os principais fatores críticos de sucesso, nagestão do novo milênio, são: a globalização e seu caráter, gradativamente expansivo e competitivo.

BIBLIOGRAFIA

Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do Estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, tendo seus livros utilizados por administradores no Brasil, paises da América Latina, Portugal, Espanha e Paises Africanosde Língua portuguesa. Atualmente, o professor Chiavenato atua como conselheiro no conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo e presidente do Instituto Chiavenato de Educação. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.
É graduado em Filosofia / Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pelaUSP, em Direito pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (NBA) e Doutor (ph.D) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Foi professor da EAESP-FGV, como também conferencista e professor honorário de varias universidades no exterior, e consultor de empresas.
Seus livros são best-sellers no mercado...
tracking img