Resumo Capitulo 5 Cauda Longa - Os Novos Produtores

Páginas: 12 (2846 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014

OS NOVOS PRODUTORES

NUNCA SUBESTIME 0 PODER DE UM MILHÃO DE AMADORES COM AS CHAVES DA FÁBRICA:

Em 1987 no observátorio Kamiokande II, no Japão observou-se 24 neutrinos numa explosão de 1,3 segundos. Normalmente é observado 2 a 3 neutrinos, logo isso torna a situação especial. Existe uma teoria de que quando uma estrela explode sua massa é liberada na forma de neutrinos, em teoriasabe-se que se uma estrela se torna uma supernova perto do nosso sistema solar detectáriamos os neutrinos antes de vermos a luz visível.
Para se perceber a luz vísivel o telescópio deve estar apontado diretamente para onde ocorre a explosão na hora certa. No entando são muitas áreas para se observar, e não havia cientistas suficientes para observar todo a área, mas havia milhares de astronômosamadores que poderiam observar. A primeira pessoa a observar a Supernova1987A foi um astronômo amador que cuidava de um observatório nos Andes chilenos em troca do uso do telescópio.
Mas havia outros observadores amadores no resto do mundo que também viram o acontecimento, e assim ocorreu a maior descoberta astronômica do século XX, um momento de cooperação entre grandes cientistas e os chamadosPro-Am. E assim surgiram redes de pesquisa global interligante cientistas profissionais e os Pro-Am.
A internet como mecanismo de troca de informações ajudou muito a inflar as fileiras de astronômos amadores e assim ao longo das decadas a astronomia vem se tornando um campo cada vez mais democratico da ciência, pelo papel importante desenvolvido pelos amadores. Assim até a própria NASA chama osamadores pra ajudarem em seus trabalhos, como a detecção de asteróides que estejam em uma possivel rota de colusão com a terra.
Existe um projeto chamado SETI@gome que explora a capacidade de mais de meio milhão de computadores domésticos para procurar vida inteligente fora da terra, o projeto coleta horas de ruído branco do espaço e os distribui, e então o programa varre os bits procurando algumsinal que possa ter sido reproduzido por inteligências alienígenas. E assim distribuindo esses dados através dos computadores dos voluntários ele é capaz de avaliar uma quantidade maior de informações.
Os Pro-Ams estão sujeito a limitações, o grande papel deles é desenvolver a parte considerada cansativa e repetitiva para grandes cientistas como analisar cráteras em Marte e outras coisas, e nãocriar teorias sobre astrofísica, e mesmo não conseguindo analisar corretamente os dados que eles coletam John Lankford, em uma revista considerada a bíblia dos astrônomos afirma "sempre restará alguma divisão de trabalho entre profissionais e amadores, mas, no futuro, será cada vez mais difícil distinguir os dois grupos".

DEMOCRATIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO:

Segundo Karl Marx, otrabalho forçado, não-espontâneo e assalariado seria superado pela atividade autônoma e chegaria um tempo em que a "produção material criará condições para que todas as pessoas disponham de tempo ocioso para o exercício de outras atividades". Os Pro-Ams são a primeira força da cauda longa, a democratização das ferramentas de produção.
Esse efeito começa a se manifestar em outros campos, como amúsica e a bandas de garagem, que agora podem gravar sua música em casa apartir de ferramentas como o GarageBand da Apple que possibilita a gravação de seu próprio hit. A democratização das ferramentas de produção se manifesta até no meio escrito, através dos blogs que desencadearam a renascença da editoração amadora antes representada pelo surgimento da fotocopiadora, que não trouxe uma dimensão tãogrande quanto o blog
A outra situações, como a impresão de fotos, criação de video-games e etc. Antigamente para não se produzirr um sucesso cinematográfico, habia duas situações: (1) não ter acesso às ferramentas necessárias e (2) não ter talento. Hoje só resta um desculpa, graças ao acesso das ferramentas necessárias.
A conseqüência de tudo isso é que estamos deixando de ser apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO LIVRO A CAUDA LONGA
  • Resumo Cauda longa
  • Resumo do Livro A Cauda Longa
  • Resumo do livro 'a cauda longa'
  • Resumo livro cauda longa
  • Resumo cauda longa
  • Resumo Administração nos novos tempos
  • Cauda longa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!