estruturo e demonstrações conntabeis

1893 palavras 8 páginas
Estrutura das demonstrações Contábeis Por ocasião do encerramento do exercício, as empresas devem elaborar as seguintes demonstrações:

Balanço patrimonial (BP)

Demonstração do resultado do exercício (DRE)

Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPA)

Demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMPL)

Demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR)

Notas explicativas

Mas apenas o BP, DRE e o DLPA são obrigatórias para todos os contribuintes sujeitos a tributação do imposto de renda com base no lucro real.

A pessoa jurídica devera observar o disposto na lei n° 6404/76 (lei das S/A), para fins de elaboração das demonstrações financeiras; e para fins de publicação, estas demonstrações devem ser apresentadas de forma comparativa de dois períodos consecutivos.

Analise de balanço

Denomina-se análise de balanço a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados em seus balanços patrimoniais.

As empresas que possuem políticas administrativas mais transparentes divulgam prévias trimestrais de seus balanços anuais de forma a possibilitar que resultados parciais possam ser avaliados antes mesmo do término do exercício em curso.

A metodologia de análise consiste em comparar valores como receita, lucro ou patrimônio líquido com o mesmo período do exercício anterior para determinar sua evolução. Também são calculados diversos indicadores de balanço, também chamados indicadores fundamentalistas,1 que têm por objetivo identificar características não visíveis nos números puros do balanço.

As principais alterações de forma no balanço segundo o Sistema de Normalização Contabilista relativamente ao Plano Oficial de Contabilidade em Portugal[editar | editar código-fonte]
O sistema de normalização contabilística (SNC), veio trazer uma maior aproximação às normas de

Relacionados