Resumo capitalismo para principiantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES

O livro “Capitalismo para principiantes” nos mostra a história do capitalismo de forma humorística, e através de uma forma irônica o autor deixar bem claro seu pensamento anticapitalista.
O livro começa descrevendo como fora o primeiro clã, um clã no qual todos lutavam pela sua sobrevivência de forma igualitária, um ajudando o outro. Com o passar dotempo houve a necessidade de criação de armar e com isso a possibilidade de cada um ter seu próprio espaço e alimento e com essa nova possibilidade uns começam a se sobressair sob outros. Com isso os grupos mais fortes, produtivos e bem armados começaram a dominar os mais fracos dividindo uma sociedade que até então era igualitária.
O trabalho dos escravos era apenas em troca de alimento esustento, talvez até os dias atuais ainda se usa esse mesmo método de trabalho, porém esse método de trabalho gerou uma insatisfação e revolta nos escravos fazendo com que a sociedade migrasse de escravocrata para feudal.
Então no feudalismo todos os escravos viram camponeses, os senhores feudal lhe dar poucas terras para que com elas ele cultive e tira seu próprio sustento e com isso poder pagarimposto para a nobreza, ou seja, quem tinha pouco ainda continuava pagando impostos para quem tinha muito.
O nobre e o clero abusavam da boa vontade das classes inferiores pois essas acreditavam quem Deus dividira os homens entre ricos e pobres e que a missão dos pobres na terra era de pagar impostos.
Aparece outra novidade para a sociedade, o Mercador. Vagava por diversos lugares tentando realizarmuitas trocas, desça forma ele conseguiu fortaleces essa pratica e se aproveitando dessa situação ele criou sua própria moeda e colocou em muitos Reinos da Europa Central.
Os mercadores iam à busca de novas mercadorias no Oriente e compravam por um preço muito baixo e traziam essa mercadoria para vender a preço de ouro. Como os venezianos foram os primeiros a fazer tal façanha gerou um interessedas outras partes para que se fosse feito o mesmo, Vasco da Gama foi o primeiro a se lançar ao mar depois de algumas frustrações conseguiu chegar à Índia e achou a sua mina de ouro.
A Espanha também pegou o mesmo barco e se lançou ao mar em busca de novas terras, acabou encontrando a America Latina, Então inicia o período das “Grandes Navegações”, mas no fim das contas era apenas uma tentativade se apoderar das terras de forma covarde de violenta.
A quantidade de ouro e prata que a Espanha conseguiu em suas expedições era exorbitante e com isso os preços se elevaram na Europa, assim a Europa começa e enfrentar um período difícil, os preços aumentavam e os salários continuavam o mesmo.
Com isso a Europa entrou em um tempo de muitas crises, e todas essas crises acabaram gerandoGuerras entre a nobreza e os donos de terras, e o comerciante se aproveitando dessa situação financiou toda a guerra vendendo armar, munições para ambos os lados. Todos os instrumentos vendidos eram feito pelos artesões, que começou a trabalhar na forma de um sistema chamado domestico, e com isso perdeu a sua independência.
Na guerra o modo de produção precisa ser rápido e só os artesões não davamconta de tanta demanda, com isso começaram a contratar ajudantes, que era justamente os camponeses que foram expulsos pelos Senhores Feudais.
Na Europa, inicio do século XVII, surgiram os estados e para que esses estados pudessem acumular riquezas era necessário ouro e prata, Já os países que não tinham nada começaram a apostar no comercio exterior, aumentando sua produção e vendendo para todosos lugares possíveis.
No final do século, o Feudalismo dava sinais que entrava em sua aposentadoria, conseguindo concretizar com a Revolução Francesa. Também foi criado o código napoleônico, mas só favorecia a burguesia.
O feudalismo se foi e com isso o capitalismo entra em cena monopolizando todo o meio de produção fazendo com que o sistema artesanal fosse substituído por máquinas. O...
tracking img