Resumo cap. 7 gombrich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

'A história da arte' de Ernst Gombrich é um livro que busca introduzir o leitor ao mundo da arte, apresentando desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. No livro, o autor descreve seu objetivo como sendo o de trazer algumaordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas. Usa a sua percepção da psicologia das artes visuais a fim de fazer o leitor ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. O autor propõe-se difundir uma das dimensões fundamentais da cultura geral, sem se preocupar com erudição,mas apenas buscando cultivar o hábito de aproximar-se da arte de forma descontraída e respeitosa.
Gombrich quer sobretudo fornecer um roteiro básico dos principais momentos da arte, buscando dar indicações precisas sobre o que a seu ver seria essencial, sem qualquer preocupação de exaurir cada um dos aspectos abordados, todos suficientemente ilustrados. No que chamou de “estranhos começos”,distinguiu as imagens, dos povos primitivos e pré-históricos, que nos foram preservadas em cavernas e objetos, daquela que pretendeu ser “arte para a eternidade”. Batizou o aparecimento da arte grega como sendo “o grande despertar” e fixou-a na pátria de origem, no mundo grego e na bifurcação dos caminhos entre Roma e Bizâncio (séculos V a XIII). A Idade Média está presente no que chamou de Igrejamilitante e Igreja triunfante. O Renascimento e seus desdobramentos são apresentados de forma circunstanciada. A tese de Gombrich é de que não há Arte de forma abstrata, mas a obra de artistas vinculados ao seu tempo.
No referente ao Capitulo sete do livro de Gombrich, ele aborda a religião como cumprindo o papel principal nos caminhos que a arte toma. A arte islâmica também condenava, de forma maisrígida no início, a representação de seres humanos. Devido a essa restrição, os artistas islâmicos se dedicaram a padrões e formas. Gombrich mostra a Corte de Lions, em Alhambra, na Espanha, como um grande exemplo dessa arte. Também cita, os tapetes persas que se transformaram em produto de luxo no ocidente até hoje.
Em relação à arte chinesa, Gombrich chama a atenção que davam à sinuosidade dasformas, também na escultura. A influência do budismo na arte chinesa toma destaque. A arte religiosa da China, segundo Gombrich, se dedicava mais a ser um apoio às práticas de meditação do que a doutrinar sobre as lendas e mestres, como foi o caso da arte ocidental.
Essa particularidade se refletiu, além dos motivos utilizados, no próprio modo de ensino da arte. Os artistas chineses dessa épocaaprendiam primeiro a pintar cada tipo de objeto e elemento da natureza a partir das obras dos mestres para, só depois, contemplar a natureza diretamente e criar suas próprias obras a partir daí. Mas nestas pinturas não se buscava a referência exata a paisagens naturais, mas sim motivos simples da natureza executados com maestria.

























Resumo capitulosete:
As imagens nas religiões ocidentais eram bem vistas, representava seus deuses, porem nas religiões orientais as imagens não eram bem vistas, e fazê-las era proibido, na qual não era permitida a representação da figura humana, assim os artífices do oriente deixavam as suas imaginações jogar com padrões e formas. Eles criaram os arabescos, que são ornamentações mais rendilhadas e sutis.Algumas seitas que vieram depois dos muçulmanos forem menos rigorosas ao interpretar a proibição de imagens, ela era permitida, no entanto suas reproduções e ilustrações não podiam ter nem uma conotação religiosa.
A arte na china sofreu bastante influencia da religião, porém não sabemos muito sobre os primórdios dessa arte, mas sabemos que os chineses eram eficientes na técnica de fundir o bronze...
tracking img