Atividade comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Comercial

Não é possível dizer ao certo o período em que as atividades comerciais foram inventadas, mas é possível através da História ver como as primeiras trocas comerciais apareceram no cotidiano das civilizações.
Inicialmente, devemos imaginar que nas primeiras comunidades cada indivíduo familiar detinha um tipo especifico de habilidade de trabalho. Para que a produtividadedesse trabalhador se ampliasse, era necessário que ele gastasse um número maior de tempo na realização de suas atividades. Desse modo, garantiria o sustento de sua família com a coleta ou produção necessária para certo intervalo de tempo. Apesar de ser uma solução eficiente, esses trabalhadores não teriam condições suficientes para dedicar seu tempo à realização de outras atividades que tambémintegravam seu universo de necessidades essenciais.
Dessa forma, um trabalhador poderia recorrer aos produtos de outro para que então pudesse satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, um pescador poderia trocar parte de sua mercadoria com um agricultor que tivesse batatas disponíveis para a troca. Assim, as primeiras atividades comerciais se baseavam em trocas naturais em que as partes estipulavamlivremente a quantidade e os produtos que poderiam envolver as suas negociações.
Com o passar do tempo, vemos que essas trocas comerciais se tornaram cada vez mais complexas e envolviam uma gama cada vez maior de produtores. Em algumas situações, o produto de troca oferecido por um trabalhador não era aquele que atendia às demandas de outro. Além disso, a comercialização de determinadasmercadorias de grande porte e de difícil transporte poderia tornar as trocas diretas muito complicadas para as partes envolvidas.
Foi aí que as primeiras moedas apareceram como um meio de dinamizar as atividades comerciais entre os povos. Além de serem aceitas como meio de troca, as moedas deveriam ser de fácil transporte, possuir valores fracionados, ter grande durabilidade e não deveriam ser feitas deum material mais importante para outro tipo de atividade. Naturalmente, todas essas qualidades para uma moeda foram definidas por um longo processo, até que as ligas de metal fossem empregadas como Forma de Pagamento.
Progressivamente, vemos que o desenvolvimento do comércio estipulou uma valoração não limitada ao custo natural da mercadoria. Transporte, impostos, salários e outros gastos foramincorporados paulatinamente ao processo de fabricação de tais riquezas. Foi dessa forma que a atividade comercial passou a ganhar ainda mais complexidade entre seus envolvidos. No mundo atual, vemos que a compreensão das atividades comerciais abarca um universo cada vez maior de fatores e variantes.
Atacado e Varejo
A Atividade Comercial pode ser dividida em duas categorias: Atacado e Varejo.O Comércio Atacadista é forma de comercialização de grandes quantidades de produtos. Tais produtos são mais baratos por serem principalmente destinados a lojistas e comerciantes. Sendo assim o preço pode reduzir até a metade.
Já o Comércio Varejista é aquele que o individuo usa costumeiramente. O cliente se direciona a uma loja e faz compras normais, com os preços da loja. Isso é o Varejo, comprarpeças geralmente em menor quantidade.
O preço entre os dois é muito diferente. O do atacado é bem menor, mas a quantidade de peças deve ser bem maior do que uma compra em Varejo.
A Lei da Oferta e Procura

A Lei da Oferta e Procura a lei que estabelece a relação entre a procura e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dosconsumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:
* Os desejos e...
tracking img