Resumo caps 7 e 8 livro história da arte ernst h gombrich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OLHANDO PARA O ORIENTE
Islã, China, séculos II a XIII
A religião do Oriente Médio, a saber, o islamismo, se apresentava ainda mais rigorosa que o cristianismo, bem como seus impactos. Fazer imagensera proibido, assim a arte não podendo ser suprimida, foi utilizada com um canal de liberdade onde a imaginação apresentava padrões e formas. Assim foram criados os arabescos, um dos padrõesdecorativos. Podemos encontrar também os tapetes orientais. Essa disciplina, em desenhos de padrões abstratos, promoveu entre os artistas desse período uma maravilhosa habilidade.
Entre os chineses houvetambém a interferência da religião sobre a arte. A arte chinesa trouxe a fundição do bronze em vasos, além da adoção dos costumes egípcios no que diz a câmaras funerárias com a retratação de numerosascenas que refletem a vida e os hábitos de seu povo, diferenciando-se pelas curvas sinuosas. Tinham a arte como um meio de recordar ao povo os grandes exemplos de virtude de seus antepassados. Nota-sena obra primitiva chinesa a predileção por linhas ondulantes, causando sensação de movimento em toda pintura.
Outra grande influência à arte chinesa foi o budismo. Os monges e ascetas do círculo deBuda eram frequentemente representados em estátuas com extremo realismo. O budismo também influenciou trazendo uma reverência pela realização do artista, colocando-o no mesmo patamar do poeta inspirado.Trouxe também o ensino da meditação, seja sobre a natureza, como em verdades sagradas. Assim os artistas representavam água e montanhas num espírito de reverência com o intuito de fornecer materialde meditação. Podendo ser comparada as pinturas chinesas de paisagens como um livro de poesia. Suas pinturas não eram criadas a partir da simples observação do real, mas de um método de meditação econhecimento da habilidade de tal paisagem, materializando sua visão. Entretanto, com o passar do tempo, a admiração pelas obras dos passados intimidaram os novos artistas a criarem suas próprias obras...
tracking img