Resumo biologia segundo ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de biologia segundo ano


Este é Blob, a bactéria. Ele e todos os seus irmãos nasceram em poucos segundos, apenas de sua mãe sem a ajuda de nenhum outro gameta, que são as duas vantagens da reprodução assexuada. Porém, desvantajosamenrte, não apresentam variabilidade gênica, logo, são suscetíveis às mesmas doenças.


Esta é Aninha, o bebê. Para nascer, por reprodução sexuada, ela precisouque houvesse a união do gameta de seu pai e sua mãe e demorou nove meses inteiros para se formar, o que é desvantajoso se comparado a reprodução assexuada. Porém, quando chegarem seus irmãos, todos eles serão diferentes genéticamente.
Os gametas são formados por um processo chamado gametogênese: o gameta masculino é formado por espermatogênese e, o feminino, por ovulogênese.

Quando entrana puberdade, o homem começará a produzir suas espermatogônias diplóides. Para virarem espermatozóides devem passar pela espermatogênese, que é composta por quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Espermiogênese.

Na fase de multiplicação, as espermatogônias se dividirão por sucessivas mitoses.

As espermatogônias se nutrem, crescem e passam a ser chamadas deespermatócitos primários. Nesta fase – chamada crescimento - não acontecem divisões celulares e as células continuam diplóides.

Na fase da maturação, os espermatócitos primários sofrem meiose: de cada um deles surgirão dois espermatócitos secundários. Eles serão haplóides, ou seja, terão metade dos 23 pares de cromossomos. Ainda nesta fase, os espermatócitos secundários sofrem uma segunda meiose,formando o dobro de espermátides igualmente haplóides.

As espermátides ganham suas caudas ou flagelos (que permite sua movimentação) na fase de especialização, ou espermiogênese, e serão chamadas espermatozóides.


Apesar de a ovulogênese ter muitas semelhanças com a espermatogênese, os processos não são idênticos.

Diferente do homem, a mulher forma todos os seus folículos de Graaf navida uterina, mas só começa a ativá-los na puberdade. Quando ativados passam a se chamar ovogônias. Para virarem óvulos devem passar pela ovulogênese, que é composta por três fases: Multiplicação, Crescimento e Maturação.

Na fase de multiplicação, as ovogônias se dividirão pos sucessivas mitoses.

As ovogônias se nutrem, crescem e passam a ser chamadas de ovócitos primários. Nestafase – chamada crescimento - não acontecem divisões celulares e as células continuam diplóides. Nota-se aqui uma diferença entre ovulogênse e espermatogênese: no decorrer desta fase, a célula armazenará vitelo, que servirá de alimento ao feto. O ovo poderá ser classificado de acordo com a localização e com a quantidade de vitelo presente entre oligolécito (pouco vitelo, distribuído por todo o ovo,com segmentação total e igual), heterolécito (a maior parte do vitelo se encontra em uma extremidade do ovo, com segmentação total, porém heterogênea), telolécito (todo o vitelo se encontra na ponta do ovo, com segmentação parcial e só ocorrendo onde não há vitelo) ou centrolécito (todo o vitelo se localiza no meio do ovo, com segmentação parcial e ocorrendo na superfície).



Na fase dematuração, os ovócitos primários sofrem meiose, mas esta será diferente da ocorrida na espermatogênese. Ao invés de dois ovócitos secundários, de cada ovócito primário surgem um glóbulo polar e um ovócito secundário. Cada um terá metade dos cromossomos, mas todo o vitelo se concentrará no ovócito secundário e o glóbulo polar vai se desfazer.

Geralmente, só o ovócito secundário passará pelasegunda meiose, gerando uma ovótide e o segundo glóbulo polar que, como o primeiro, vai se desfazer. Há possibilidades de o glóbulo polar também se dividir em um outro glóbulo, mas ambos acabarão por se desfazer. A ovótide se transforma em óvulo.


Uma vez formados, os dois gametas fazem fecundação, ou seja, se encontram e formam um ovo, garantindo a perpetuação da espécie. Há dois tipos de...
tracking img