Impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erosão na zona urbana
A erosão corresponde a uma parte do ciclo natural das paisagens e, em alguns casos, também há desmoronamento causado pela interação dos elementos da natureza. Contudo, com o aumento exponencial da população, principalmente o ocorrido entre as décadas de 60 e 80 (Brasil), e com a dinâmica de migração, constatou-se uma concentração populacional urbana muito além do que ainfra-estrutura das cidades, sobretudo das capitais, pôde suportar. Uma das principais consequências são as moradias em locais inadequados, como encostas de morros. Para que haja a então expansão urbana – desordenada – vastas áreas de encostas são desmatadas. Estando o solo descoberto, a precipitação (chuvas) incide diretamente neste, removendo o material superficial e infiltrando subsuperficialmente,o que retira também os compostos de consistência (argila, por exemplo) e, assim, desestrutura-o e causa deslizamentos.  erosão urbana é um dos principais problemas ambientais que afetam as cidades. Ela assume formas assustadoras, destruindo a infra-estrutura (ruas, guias, sarjetas, redes de água e esgoto, etc.), causando assoreamento nos reservatórios e leito dos rios, e agravando mais asenchentes. A ocupação intensa dos terrenos próximos às erosões multiplica os riscos de acidentes. Além disso, geralmente as grandes erosões (denominadas voçorocas) se tornam áreas de despejo de lixo, transformando em focos de doenças.
O combate à erosão
Com o objetivo de anular ou pelo menos minimizar os problemas causados pela erosão em áreas agrícolas, foram desenvolvidas técnicas.- Terraceamento: consiste em fazer cortes formando degraus - os terraços - nas encostas das montanhas, o que, além de possibilitar a expansão das áreas agrícolas em países montanhosos e populosos, dificulta, ao quebrar a velocidade de escoamento da água, o processo erosivo. Essa técnica é muito comum em países asiáticos, como a China, o Japão, a Tailândia; o Nepal, etc.
- Curvas de nível: esta técnica consiste emarar o solo e depois fazer a semeadura seguindo as cotas altimétricas do terreno, o que por si só já reduz a velocidade de escoamento superficial da água da chuva. Para reduzi-la ainda mais, é comum a construção de obstáculos no terreno, espécies de canaletas, com terra retirada dos próprios sulcos resultantes da aração. Com esse método simples, a perda de solo agricultável é sensivelmentereduzida. O cultivo seguindo as curvas de nível é feito em terrenos com baixo declive, propício a mecanização. É comum em países desenvolvidos, onde a agricultura é bastante mecanizada: Grandes Planícies, nos EUA e no Canadá; planície Champagne, na França; Grande Bacia Australiana, etc.
- Associação de culturas: em cultivos que deixam boa parte do solo exposto à erosão (algodão, café, etc.), é comumplantar, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas (feijão, por exemplo), que recobrem bem o terreno. Essa técnica, além de evitar a erosão, garante o equilíbrio orgânico do solo.

Poluição: lixo nos solos
Com o aumento da industrialização, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados. Ao mesmotempo, o crescimento acelerado das cidades fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações.
Hoje, no Brasil, são produzidas cerca de 80.000 toneladas de lixo por dia. Dessa quantidade enorme, apenas 42.000 toneladas são coletadas; o resto é jogado emterrenos baldios, rios, enterrado, queimado etc. Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 12.000 toneladas de lixo por dia. Atualmente, a maior parte desse lixo coletado é depositada em aterros, "lixões" que nem sempre obedecem aos padrões de segurança e higiene, compondo de modo indesejado a paisagem e gerando mau-cheiro, presença de animais nocivos e doenças. Isso leva na verdade a dois...
tracking img