Resumos Biogeoano1e2

22840 palavras 92 páginas
Resumos de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) V1.1

Nuno Fernandes 2005/2006

GEOLOGIA 10º

As rochas, arquivos que relatam a história da Terra
Ciclo das rochas

Fig. 1 – Ciclo das Rochas



Rochas sedimentares: formadas à superfície ou perto dela, a partir de deposições de sedimentos que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.



Rochas magmáticas: resultantes da solidificação de magma.



Rochas metamórficas: originadas a partir de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à acção de fluidos de circulação.

1

Resumos de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) V1.1

Nuno Fernandes 2005/2006

Rochas sedimentares
Ocorrem

fundamentalmente

duas

fases

na

génese

de

rochas

sedimentares:

sedimentogénese e diagénese.


Sedimentogénese: conjunto de processos físicos e químicos que compreendem a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares, o transporte e a deposição desses materiais. o Erosão: remoção dos materiais previamente alterados das rochas, por agentes erosivos. Os materiais (clastos ou detritos) são transportados.

o

Sedimentação: deposição desses materiais, que passam a denominar-se por sedimentos. Primeiro depositam-se os detritos mais densos e pesados e depois os menos densos e menos pesados. Se não houver perturbações, a sedimentação realiza-se de forma regular, sendo que os sedimentos formam camadas horizontais, não deformadas – estratos.



Diagénese: conjunto de processos físicos e químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes.
No decurso da diagénese os sedimentos são compactados, desidratados e cimentados, ficando ligados entre si.

Rochas magmáticas e rochas metamórficas


Rochas magmáticas: os magmas formam-se no interior da Terra e são misturas
complexas

Relacionados