Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia e Geologia, 11.º Ano Evolução Biológica

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
1. Unicelularidade e Multicelularidade o Dos Procariontes aos Eucariontes o Da Unicelularidade à Multicelularidade 2. Mecanismos da Evolução o Evolucionismo vs. Fixismo o Selecção Natural, Selecção artificial e variabilidade

1. UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE 1.1. Dos Procariontes aos Eucariontes Actualmente épraticamente consensual que todos os seres vivos podem ser agrupados em dois grandes grupos: os procariontes e os eucariontes. O principal critério de distinção entre estes dois grupos é a organização celular.

Características Tamanho Parede celular Material genético

Célula Procariótica
Possui 5 μm de diâmetro médio. Parede celular rígida. Sem invólucro nuclear. O material genético está nocitoplasma, constituindo o nucleóide. O DNA é uma simples molécula circular em regra não associada a proteínas. Não possuem organelos membranares. Apresentam ribossomas de dimensões inferiores aos das células eucarióticas. Sem cloroplastos. A fotossíntese tem lugar em alguns casos em lamelas fotossintéticas.

Célula Eucariótica
Possui 40 μm de diâmetro médio. Parede celular rígida presente apenas nasplantas e nos fungos. O material genético está encerrado no núcleo, que contém um ou mais nucléolos. As moléculas de DNA estão associadas a proteínas constituído os cromossomas. Possuem muitos organelos membranares, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, etc. As células vegetais possuem cloroplastos.

Organelos Fotossíntese

Numa perspectiva evolutiva, a vida teráevoluído a partir de organismos mais simples, os procariontes, dos quais terão surgido os eucariontes. Duas hipóteses, a autogénica e a endossimbiótica, apresentam mecanismos explicativos desta evolução.

Unidade 7

Resumo 1/8

Biologia e Geologia, 11.º Ano Evolução Biológica

HIPÓTESE AUTOGÉNICA A Hipótese Autogénica admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismosprocariontes, por invaginações sucessivas de partes da membrana plasmática, seguidas de especialização. Essas invaginações terão acabado por se isolar, originando membranas internas. Este modelo é apoiado pelo facto das membranas intracelulares das células eucarióticas manterem a mesma assimetria que a membrana plasmática. HIPÓTESE ENDOSSIMBIÓTICA A Hipótese Endossimbiótica admite que as células eucarióticassão o resultado da associação simbiótica entre vários ancestrais procariontes. Este modelo defende que o sistema endomembranar terá surgido de invaginações da membarana plasmática e que as mitocôndrias e cloroplastos se desenvolveram a partir de células procarióticas que permanecerem em simbiose no interior de células procarióticas hospedeiras, resistindo à digestão. Os cloroplastos ter-se-ãooriginado a partir de procariontes fotossintéticos; as mitocôndrias seriam procariontes heterotróficos aeróbios. Este modelo é apoiado vários argumentos:  Mitocôndrias e cloroplastos assemelham-se a bactérias, na forma, tamanho e estruturas membranares;  Cloroplastos e mitocôndrias produzem as suas próprias membranas internas, dividemse independentemente da célula e contêm DNA em moléculascirculares, não associado a proteínas;  Os ribossomas dos cloroplastos e mitocôndrias são mais semelhantes aos dos procariontes do que dos eucariontes;  As relações de endossimbiose são comuns e verificam-se actualmente. 1.2. Da unicelularidade à multicelularidade O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguido através do desenvolvimento de organismos multicelulares. Acooperação e a divisão de tarefas, torna possível a exploração de recursos que uma célula isolada não pode utilizar. Os ancestrais dos seres multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, formando colónias. Inicialmente todas as células desempenhavam a mesma função; contudo, ao longo do tempo algumas células da colónia ter-se-ão especializado em determinadas funções. A...
tracking img